ASSINE
search button

Após desocupação, estudantes da USP são levados à delegacia

Compartilhar

A Polícia Militar cumpriu, entre o fim da madrugada e o início da manhã desta terça-feira, a ordem judicial de reintegração de posse do prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP). Por volta das 6h30, os estudantes que haviam ocupado o prédio eram levados pela Tropa de Choque a ônibus da PM, que os levaria até a delegacia. O primeiro veículo saiu com 23 alunos por volta de 6h45.

De acordo com a coronel Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto, chefe da comunicação social da PM, ao todo 66 estudantes foram colocados no ônibus que iria até o 91º DP: 63 deles porque estavam dentro do prédio, e três deles foram detidos porque tentaram passar pelo bloqueio da PM e reocupar o prédio.

"O Choque ficará na universidade até a desocupação total do prédio. Depois disso, a Polícia Civil fará a perícia no local", afirmou a oficial. Segundo ela, participam da operação cerca de 400 homens e 50 viaturas da Polícia Militar.

>> Estudantes da USP agridem jornalistas durante ocupação

A invasão aconteceu por parte de um grupo descontente com a resultado de uma votação em assembleia que decidiu, na terça-feira, por 559 votos a 458, encerrar a ocupação do prédio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). O grupo deslocou o portão de trás do edifício da Administração Central, usando paus, pedras e cavaletes, e em poucos minutos chegou ao saguão principal do prédio.

A FFLCH havia sido ocupada depois que a PM abordou três estudantes no campus por porte de maconha na quinta-feira da semana passada e tentou levar os usuários detidos. Os policiais usaram gás lacrimogêneo, e alunos teriam ficado feridos após confronto.