ASSINE
search button

Após quimioterapia, Lula deve deixar hospital esta manhã

Compartilhar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve deixar o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã desta terça-feira. Ele se submeteu à primeira sessão de quimioterapia para tratamento de um câncer na laringe.

Ontem, Lula recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff. Ela disse que está otimista em relação à recuperação de Lula. "Eu aproveito para dizer que visitei Lula e quero falar que o conheço de muito perto e tenho certeza que ele é um sobrevivente, um guerreiro e um superador de desafios", afirmou Dilma.

Ao discursar durante 23 minutos para empresários, Dilma também falou sobre a crise econômica mundial de 2008 e como Lula conduziu o governo à estabilidade econômica. "Presto um sincero tributo a um estadista brasileiro e mundial que percebeu lá em 2008 que a maneira mais eficiente de enfrentar a crise internacional que explodia naquela época era com investimentos e estímulos ao consumo. Foi graças a essa visão estratégica de Luiz Inácio Lula da Silva que o Brasil foi o primeiro pais a sair daquela fase de crise e reúne hoje condições de enfrentar novas ameaças com segurança. O presidente Lula nos legou uma receita de desenvolvimento", afirmou ela. 

Estavam presentes no evento também os ministros Guido Mantega, Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Helena Chagas (Comunicação Social) e Garibaldi Alves (Previdência Social).

O câncer de Lula 

Após queixa de dores de garganta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia. 

O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.