Jornal do Brasil

Quinta-feira, 29 de Junho de 2017

País

Saiba mais sobre Celso Amorim, novo ministro da Defesa

Portal Terra

O novo ministro da Defesa, Celso Amorim, foi ministro das Relações Exteriores em duas oportunidades e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Agora, assume o posto de ministro da Defesa, em substituição a Nelson Jobim, que pediu demissão nesta quinta-feira.

Formado em 1965 no Instituto Rio Branco, Amorim fez pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria. O diplomata também é membro permanente do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e foi professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).

Celso Amorim foi escolhido para ser o novo ministro da Defesa
Celso Amorim foi escolhido para ser o novo ministro da Defesa

Amorim foi ministro das Relações Exteriores por duas vezes. A primeira foi de 1993 a 1994, durante o governo de Itamar Franco. Anos mais tarde, em 2003, foi escolhido para retornar ao cargo, no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele seguiu na função até o fim do segundo mandato do petista, quando foi sucedido por Antonio Patriota, na gestão Dilma Rousseff.

Diplomata de carreira, ele também foi representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) de 1995 a 2001, e, de 2001 a 2002, embaixador no Reino Unido.

Tags: Celso Amorim, ministro da defesa

Compartilhe: