ASSINE
search button

Rumores dão conta de que Dilma já teria decidido demitir Jobim

Compartilhar

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, negou nesta quinta-feira que tenha criticado a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, em entrevista à revista Piauí. Por meio da assessoria de imprensa do ministério, Jobim classificou as informações divulgadas hoje na imprensa como "parte de um jogo de intrigas" e uma tentativa de desestabilizá-lo.

Jobim deu estas declarações em Tabatinga, no Amazonas, onde participa da assinatura de plano de segurança fronteiriça entre Brasil e Colômbia.

Apesar das reações do ministro, são fortes os rumores de que a presidente Dilma Rousseff já tenho decidido demiti-lo, em conversa reservada com Ideli, e que estaria apenas esperando sua volta do Amazonas para comunicá-lo. Outras especulações dão conta de que Dilma estaria esperando Jobim pedir demissão. Há ainda correntes que garantem que Aldo Rebelo já estaria cotado para assumir a pasta.

Em entrevista a ser veiculada a partir desta sexta pela Piauí, o ministro classificou a coordenadora política do governo como "bem fraquinha". As declarações de Jobim, que na última semana havia informado que votara no tucano José Serra nas eleições presidenciais de 2010, incluem ainda ataques à ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann que, segundo ele, não conhece Brasília.

Jobim negou ter criticado a ministra Ideli Salvatti e outros membros do governo Dilma 

"Em momento algum, fiz referência a ela (Ideli) dessa natureza", disse Jobim. O ministro, segundo a assessoria, afirmou que tem auxiliado Ideli Salvati nas articulações no Senado para aprovar o projeto de lei em tramitação que trata do acesso a informações públicas. De acordo com a pasta, ele elogiou a ministra e também negou ter feito qualquer comentário depreciativo em relação a outros membros do governo. "Reconheço na Ideli capacidade e tenacidade importantíssimas na condução dos assuntos dentro do Congresso", disse.

Ideli utilizou hoje seu blog pessoal para responder às declarações. "Para um ministro da Defesa são desnecessários determinados ataques. Não é assunto relacionado à pasta dele. Não fiquei chateada até porque eu tenho clareza das minhas qualidades, das minhas potencialidades e das minhas dificuldades. Me esforço muito para corresponder a honra que a presidenta me deu de estar neste momento respondendo pela secretaria das Relações Institucionais", escreveu.

Mais cedo, em resposta ao ministro da Defesa, o presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), ensaiou uma defesa da colega de governo, mas acabou chamando a coordenadora política do Executivo de "bem gordinha". "Eu acho até que esta (declaração) não combina com a ministra Ideli porque a Ideli é até bem gordinha", disse Sarney. A ministra responsável pelas articulações do Palácio do Planalto com o Congresso perdeu mais de 40 kg após uma cirurgia de redução de estômago há cerca de sete anos.