ASSINE
search button

Brasileiros ganham ouro em Olimpíada de Matemática em Portugal

Compartilhar

Os estudantes brasileiros Carlos Henrique de Andrade Silva, de Fortaleza (CE), e Gustavo Haddad Braga, de São José dos Campos (SP), conquistaram medalhas de ouro na Primeira Olimpíada de Matemática da Lusofonia, encerrada no domingo em Coimbra, em Portugal. 

Os jovens competiram com estudantes com idades de até 18 anos de outros cinco países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor Leste.

O Brasil foi representado por uma equipe de quatro estudantes, todos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Além dos campeões com ouro, Davi Coelho Amorim, de Fortaleza (CE), obteve medalha de prata, e Daniel Nishida Kawai, de Atibaia (SP), recebeu medalha de bronze.

Uma comissão internacional selecionou os problemas entre os propostos pelos países participantes. Durante as provas, realizadas em dois dias consecutivos, os participantes tiveram quatro horas e meia para resolver três problemas de matemática, abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória. 

Os jovens foram acompanhados pelos professores Eduardo Wagner e Raphael Constant, ambos do Rio de Janeiro (RJ).