ASSINE
search button

Dilma e Cristina vão deixar antecessores 'pequenos', diz Lula

Compartilhar

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira da inauguração da nova embaixada da Argentina em Brasília. Quebrando o protocolo do evento, Lula fez um breve discurso em que lembrou sua relação com Néstor Kirchner, marido da atual presidente, Cristina Kirchner, morto em outubro do ano passado. Para Lula, o desempenho de Cristina e Dilma Rousseff à frente das duas nações vai deixar Néstor e ele "pequenos" na história da América Latina.

"As duas juntas terão muito mais força do que nós tivemos. As duas juntas no G-20 (grupo das 19 maiores economias mundiais mais a União Europeia) vão trabalhar para mudar a geopolítica mundial. Argentina e Brasil não querem ser melhores ou maiores que ninguém, mas essas duas mulheres, com o compromisso de luta que têm, vão deixar eu e o Néstor Kirchner muito menores na história de Argentina e Brasil", disse Lula.

>> Dilma só não será candidata à reeleição se não quiser, diz Lula

Lula afirmou ainda que acredita que a vida não termina "quando o corpo se vai" e que, por isso, crê que Néstor estaria, neste momento, pensando: "pobre de mim e de Lula, porque Cristina e Dilma vão fazer história".

Durante a inauguração, a presidente argentina lembrou que o projeto de construção da embaixada começou no governo de seu marido e disse que o prédio - que ocupa uma área de 4 mil m² em terreno doado pelo governo brasileiro - representa "uma decisão irrevogável da Argentina de aprofundar e revalorizar a relação com o Brasil".