ASSINE
search button

Dezesseis pessoas morrem em queda de avião no Recife

Compartilhar

Pelo menos 16 pessoas morreram na queda de um avião de pequeno porte em um terreno da Aeronáutica, entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, próximo ao  Aeroporto dos Guararapes, na Zona Sul do Recife, na manhã desta quarta-feira. Não há sobreviventes.

O aparelho bimotor turboélice L-410, também conhecido como LET, da empresa Noar Linhas Aéreas caiu quatro minutos após a decolagem. O piloto comunicou à torre de controle que estava com problemas e tentou, em vão, fazer um pouso forçado na praia de Boa Viagem 

>> Noar divulga nota sobre acidente que matou 16 no Recife

De acordo com os bombeiros, o avião partiu por volta das 6h51 do Recife rumo a Natal. Segundo testemunhas, depois da queda houve uma grande explosão. Onze carros do Corpo de Bombeiros estão no local e já controlaram as chamas.

Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) estão no local para apurar as possíveis razões do acidente. Até o momento não há informações oficiais. Peritos do Instituto Médico Legal (IML) trabalham na identificação dos corpos. Segundo os bombeiros, todos foram encontrados carbonizados. Alguns ainda permanecem na aeronave. Quarenta e cinco agentes da polícia, três viaturas policiais e cinco ambulâncias também auxiliam nos trabalhos.

A Noar Linhas Aéreas é uma companhia fundada recentemente, cujos donos são de Caruaru, no agreste pernambucano. A empresa é especializada em voos de pequena distância a preços reduzidos. Os principais trajetos são entre capitais e cidades nordestinas, como Recife, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Natal, Caruaru e Mossoró.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que, ao contrário do que foi divulgado anteriormente, os voos da companhia não serão suspensos. 

Vítimas

A empresa NoAr Linhas Aéreas ainda não divulgou a lista como o nome das 16 pessoas - dois tripulantes e 14 passageiros - que estavam na aeronave e morreram. A empresa anunciou que irá realizar uma coletiva de imprensa às 13h para repassar informações sobre o acidente. 

De acordo com informações extraoficiais, as seguintes pessoas estão entre as vítimas:

- O empresário André Louis Pimenta Freitas

- A delegada da Polícia Federal em Mossoró (RN) Carla Sueli Barbosa

- A professora da UFRN Antônia Fernanda Jalles

- O funcionário da Supergasbras Natan Braga

- O gerente financeiro da Faculdade Maurício de Nassau, Ivanildo Martins

- O piloto Rivaldo Buriti

- O co-piloto Roberto Gonçalves

Parentes de vítimas começaram a chegar ao Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Natal, destino do voo por volta das 8h. Eles estavam sendo encaminhados ao auditório da Infraero.

Aeronáutica divulga nota oficial sobre acidente

A Aeronáutica divulgou nota oficial sobre o acidente. Confira na íntegra:

"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 6h51 (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. 

A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais. No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas a bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.Brasília, 13 de julho de 2011

Marcelo Kanitz Damasceno – Brigadeiro do Ar

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica