ASSINE
search button

Três das 90 faculdades de direito reprovadas no exame da  OAB são do RJ; 17 estão em SP

Compartilhar

Das 90 faculdades de direito cujos bacharéis se submeteram aos últimos exames obrigatórios da Ordem dos Advogados do Brasil, e não tiveram nenhum candidato aprovado, 17 estão situadas em São Paulo, 10 na Bahia e no Paraná, nove em Minas Gerais e três no estado do Rio de Janeiro. Existem hoje, em todo o país, 610 escolas superiores de direito inscritas no Ministério da Educação.

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, encaminhou nesta terça-feira ao ministro da Educação, Fernando Haddad, ofício com a lista dessas 90 faculdades, requerendo que sejam submetidas ao regime de supervisão. Ou seja, seus índices de aprovação em "exames de proficiência" passam a ser acompanhados de perto pelo MEC, devendo ainda cumprir algumas metas estabelecidas pelo Ministério, sob pena de serem penalizadas com redução de vagas, suspensão de cursos e, em casos extremos, fechamento.

>> Confira a lista das 90 instituições sem aprovados

Das escolas de direito que "tiraram nota zero" ao fim das duas etapas do último exame da OAB, em dezembro do ano passado, as que apresentaram o maior número de candidatos reprovados foram as seguintes: Faculdade Gama e Souza (FGS), do Rio de Janeiro, 42 inscritos e reprovados; Faculdade Metropolitana de Camaçari (Famec), da Bahia, 42;  Faculdade Politécnica de Campinas (Policamp), 33; Faculdade São José (FSJ), do Rio de Janeiro, 32; Instituto de Ensino Superior de Foz do Iguaçu (Iesfi), 32; Faculdade Campo Limpo Paulista(Faccamp), 16.

O percentual geral de aprovação no último exame da OAB foi de apenas 9,74% — o pior de todos os tempos.