ASSINE
search button

Cidadania venceu, diz presidente da ABGLT sobre união homoafetiva

Compartilhar

O presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, afirmou nesta quinta-feira que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer a união entre casais do mesmo sexo é uma vitória da cidadania. "Ninguém saiu perdendo", disse.

Em entrevista à Agência Brasil, Toni afirmou que não esperava um placar final de unanimidade ou mesmo próximo disso. "O Supremo julgou que não pode haver discriminação do amor e do afeto e isso é muito importante. Não esperávamos uma vitória tão grande", disse. Para o presidente da ABGLT, a decisão vai garantir não apenas o princípio da igualdade e da dignidade humana para pessoas homossexuais, mas também segurança jurídica para casais em uniões homoafetivas estáveis.

"Infelizmente, a gente teve que recorrer ao STF para ter esse direito garantido. Esperamos que o Congresso Nacional escute o Supremo e aprove leis que beneficiem a nossa comunidade. Decisão de juiz a gente não discute, a gente acata e respeita", disse.