ASSINE
search button

Rui Falcão assume presidência do PT

Compartilhar

SÃO PAULO - O deputado estadual Rui Falcão (SP) será o presidente do PT até 2013. O acordo foi fechado na quinta-feira pela chapa que elegeu José Eduardo Dutra para o comando petista em 2009 e deve ser ratificado nesta sexta-feira pelo Diretório Nacional do partido.

Escolhido por voto dos filiados, Dutra renunciará ao cargo para tratamento de saúde e será acompanhado à sede do PT pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A escolha de Falcão, primeiro-vice-presidente do PT, foi sustentada pela bancada do partido na Câmara, que, descontente com a distribuição de cargos do segundo escalão, quis mostrar independência em relação ao Planalto.

Ainda assim, Dilma ligou na noite de quinta-feira para Falcão, dando o seu aval, segundo o jornal. O candidato do Planalto era o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE). Na segunda-feira, Lula tentou um acordo para ampliar a licença de Dutra (fora do comando desde 22 de março para tratar de hipertensão e problemas neurológicos) até setembro, mas não conseguiu.

Dilma se encontrou com Dutra na quarta à noite, em Brasília, e faria um último apelo para que ele ficasse, mas se solidarizou com o amigo, que afirmou não ter condições de continuar. Falcão é da corrente petista Novos Rumos, dissidência da Construindo um Novo Brasil (CNB), e já presidiu o PT em 1994.

No ano passado, durante a campanha de Dilma, teve o nome envolvido em denúncias relativas a espionagem de tucanos. Ele nega a acusação.