Jornal do Brasil

Terça-feira, 2 de Setembro de 2014

País

Especialistas condenam venda de sutiã com bojo para crianças de 6 anos

Jornal do BrasilMaria Luisa de Melo

Nova febre entre as meninas de 6 anos de idade, os sutiãs infantis com bojo lançados pela Disney e vendidos pelas Lojas Pernambucanas estão sendo duramente criticados por especialistas ouvidos pelo Jornal do Brasil. Considerado mais uma arma da indústria para seduzir a criançada e garantir fortes lucros, os sutiãs são vistos, inclusive, como um vilão da infância, por antecipar a sexualidade na vida dos pequenos.

Para a psicóloga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Maria Luiza Bustamante, produtos deste tipo, com utilidade apenas para adultos, são altamente prejudiciais para a saúde mental das crianças.

"Onde já se viu um sutiã que imita o seio das mulheres adultas? Não há necessidade de crianças de 6 anos usarem sutiã, muito menos com bojo. Trata-se de mais uma tentativa da indústria de ganhar dinheiro a qualquer preço. Sem se importar com a saúde das crianças", critica a psicóloga.

Sutiã infantil da Disney imita volume dos seios de mulheres adultas
Sutiã infantil da Disney imita volume dos seios de mulheres adultas

Para ela, a Promotoria da Infância e da Juventude deveria tomar providências.

"Na faixa dos 6 anos de idade é comum as crianças terem consigo o narcisismo e até quererem se vestir como a mãe. O que não pode acontecer é o mercado incentivar a erotização e a antecipação da sexualidade", ressalta Bustamante.

Para a também psicóloga Luciana Vanzam, engana-se quem pensa que produtos como os sutiãs com bojo são lançados porque há procura das crianças por eles.

"O interesse inicial é do mercado, que faz todo o possível para que as crianças se interessem em ter sutiãs que imitam o de suas mães", alerta Luciana, antes de acrescentar: "O que está acontecendo é complicado, pois é perigoso sexualizar crianças de 6 anos de idade".

Tags: crianças, polêmica, sutiã

Compartilhe:

Comentários

26 comentários
  • Júlia,

    Não acho que as Pernambucanas esteja incentivando coisa alguma. Esta no mercado e não é a única loja a vender sutiãns. É uma brincadeira para as crianças se sentirem como suas mães... a maldade está na cabeçaa de quem escreveu a reportagem. Para ter notícia tudo é assunto!!

  • thais, taboao da serra

    Se fosse apenas maldade na cabeça das pessoas como cita Julia nos podiriamos futuramente comprar preservativo infantil para as crianças brincarem também né? Afinal papai e mamãe usam...para as Pernambucanas pouco importa,o que vendem eles querem lucros,se os pais comprarem ótimo,não comprando ainda assim sairam no lucro com a "divulgação" da loja.
    As crianças precisam de brinquedos,jogos educativos,lúdicos,comprem quebra cabeças,jogos de memória para seus filho.

  • Débora, São Paulo

    Concordo com a pessoa que escreveu acima.
    A maldade está na cabeça de cada um e não na roupa que veste!!!

  • Irineu , Pinhais

    Já não temos problemas bastante com os pedófilos? Agora arranjaram mais um meio de
    chamar à atenção destes desiquilibrados!

  • Shellce, Planalto

    Concordo com a Maria Luiza, Onde já se viu, CRIANÇAS terem seios de adultas!!! Eu, que tenho 14 anos jah fico constrangida quanto mais!! (ABSURDO!!)

  • Emanuele, Hortolandia

    Infelizmente, a maldade está nos olhos de quem vê mesmo, e todos nós sabemos o quanto há de pessoas que têm esse olhar maldoso. Todos os dias vemos notícias sobre pedofilias até de bebês, imagine para os olhos desse monstros observarem uma criança com seios em evidência. Isso é parte de um mundo totalmente capitalista, dinheiro em primeiro lugar, o resto que se ****. Não é assim, não pode ser assim, se as pessoaa acham lindinho, bonitinho, depois não adianta se sentir revoltado quando vê uma notícia ou fica sabendo de alguma coisa sobre pedofiflia, afinal, bem ou mal, estão comprando e incentivando seus filhos a se vestirem e pensar como adultos, e porque não agir como adultos?

  • Irene, São Paulo

    Parece que atualmente ser apenas criança, se vestir e brincar de acordo coma a sua idade é algo ridiculo. Algumas mães vestem sua filhas como pequenas mulheres, desenvolvendo e chamando a atenção da sexualidade da criança. Mulher é só para sexo? Precisa ser sempre uma vitrine mostrando seus atributos?
    Enquanto não nos valorizarmos, seremos vistas sempre como objetos sexuais e nossas filhas também.

  • anna, recife

    Acho uma irresponsabilidade dessas criaturas, tanto as que idealizaram esses modelos de sutiãs infantis, quanto as que investem em seu comércio. Não há dinheiro que compense esse ato insano que violenta uma fase tão importante que é a infância, a simplicidade,espontaneidade da criança, que não tá se preocupando com seu corpo,se tem seios grandes ou pequenos , se tem barriga ou não, se é gorda ou magra, isso são preocupações "grilos" de pessoas adultas. Além de poder gerar a insatisfação da criança com seu corpo.
    A pessoa que diz que isso é apenas maldade da cabeça das pessoas, precisa refletir mais sobre o que é ser criança de fato.

  • josymaia, Rio de janeiro

    Tenho uma filha de seis anos e NAO QUERO que ela se torne uma mini mulher
    ela terá tempo para crescer, prefiro ela como menina, sem pintura nos lábios ou olhos, sem cabelo pintado ou na chapinha e sem sutiã ou calçinhas sexi, ela é minha filhinha minha menina e do meu marido.
    AH ! A maldade não está na caqbeça das pessoas e SIM no meio das pernas dos pedófilos e das retardadas que transformnam suas meninas em niprostitutas.

  • Vania Sabatier , São Paulo

    Que situação estamos vivendo no mundo moderno, a emoção do primeiro sutiã esta sendo invadida pelo marketing, pelo consumismo, por situaçoes inacreditáveis da mulher ser desvalorizada mais uma vez .... como diria Bauman, estão descartando a infancia!!!

  • Marla, Feira de Santanta-Ba

    Não concordo com esse tipo de coisa. É normal uma criança querer imitar a mãe, mas tudo tem limite. Primeiro não há necessidade de uma menina de 6 anos usar sutiã, segundo isso é sexualização precoce, sim!! Mas cabe aos pais também serem firmes e dizer não a esse tipo de coisa. Acho ridículo crianças vestidas de mini-adultos. E isso aguça os pedófilos de plantão,com certeza!

  • amalice, NOSSA SENHORA DA GLÓRIA-SE

    NÃO ACHO QUE O RESPONSÁVEL SEJO O MERCADO, POIS ELE ESTÁ AÍ PARA VENDER SEJA LÁ QUAL FOR A PORCARIA.QUEM TEM QUE DIZER NÃO PARA AS CRIANÇAS SÃO OS PAIS, AFINAL DE CONTAS ELES SÃO OS REPONSAVEIS PELO BEM-ESTAR DOS FILHOS.

  • Bendito Pereira, Ribeirão Preto/SP

    Concordo com Lucina Vanzan.
    Tenho uma garota de 11 anos e seu desejo pelo sutian veio atravez do comércio e não da mãe.
    Não podemos ver tudo com naturalidade o que o mercado faz, pois ele são responsavel sim,não por despertar desejos nas pessoas comuns e sim nos doêntes.
    A tv nos mostar todos dias que tem sempre alguém imitando alguém.
    Bastou os Nardone jogar uma criança pela janela outros também o fizerão, agora o fato do Rio, logo em seguida na Holada. Não sejamos duro com o mercado, só sejamos prudente com nossa famila.

  • adolfo flamarion almeida, santa maria

    concordo com o Irineu.é mais um atraivo para os tarados de plantão,e além disso a precocidade com que vimos nas nossas crianças é alarmante,o apelo sexual é enorme.é um absurdo esta história de sutiã para meninas que nem possuem seios crescidos ainda.

  • rosangela, rolandia

    Meus Deus que apelação,criança é criança deve bricar de boneca de casinha, mas se vestir com um adulto e perverso por parte desses empresarios que so visam dinheiro.Tenho uma filha de 7 anos e tenho dificuldade em comprar roupas com cara de criança so tem roupas de adultos e ate vulgares,ai qdo estas meninas ficarem gravidas ao 11 não ache um absurdo a sociedade a ajudou a crescer antes da hora.

  • isaura fernandez, São Paulo

    Acho um atentado a infância que passa muito rápido, é a erotização precoce da criança, um apelo a sensualidade antes mesmo de terem o corpo formado para isto, respeito todas opiniões, mais esta é a minha!

  • Marilda Campos, Rio de Janeiro

    O mercado pode tudo? Ninguém pode interferir nisso? Já não basta a ação dos pedófilos? O que está por trás dessa erotização cada vez mais ostensiva das meninas? Muitas mães parecem não ter noção da responsabilidade que lhes cabe. É uma profusão de meninas, algumas com três ou quatro anos, transformadas grotescamente em pequenas mulheres: saltinho, maquiagem, esmalte, chapinha, bijuteria, tintura nos cabelos, roupa justa e decotada, postura. Onde estão os pais que não protegem suas filhas? Por que esta ofensiva contra a infância das meninas? A sociedade nada pode fazer?

  • Maria Aparecida Gomes de Lira, São Paulo

    Nós adultos antecipamos cada vez mais a adolescência das nossas crianças.Produtos para desenvolver uma infância mais saudável, não são inventados, ao contrário são eliminados, como por exemplo, brincadeira de ruas, brinquedos educativos.Agora, resolveram fabricar lingeries para crianças.Se a maldade está na cabeça dos adultos, mais um motivo para preocupar-se com o que é lançado no mercado, pois o que mais existe são adultos que ficam excitados ao ver uma criança, ainda mais com sutiã.

  • Eduardo, Palmas

    Tenho dó das filhas de Júlia's... que tipo de criação devem ter... ignorância tem limite!
    Abra o olho Júlia!

  • marcelo, erechim

    criança sempre precisa usar sutia

  • anaa, Porto Alegre

    AAFF' eu acho qe num te nada aa ver isso... Minha filha tem 10 anos e usa sim, sutiã com bojo, é melhor do que ficar aparecendo, e as crianças gostam disso.
    DÃ.
    naada a ver
    qm concorda comigo.
    falaa aee
    bjs
    obs: n tenho nada contra ao seu post, cada um tem sua opinião.

  • Caahmilaah, sao carlos

    aaaaaaffh deixa elas se vestirem como querem , tem criança com poucos anos de idade q ja tem seios mais desenvolvidos .
    Esse site só quer ter assunto e coisa pra falar nao tem mais o que inventar e fica falando essas besteiras
    É melhor usar do que ficar aparecendo daí sim é coisa de sexualidade poooq os meninos vao querer ficar olhando eu acho isso uma besteira eu tenho 10 anos e uso idai ?

  • Maryy', Rio Grande

    Af nads a ver mesmo eu tenho 10 anos uso um em grande de bojo , e eu sou linda e gostosa e acho q qualquer uma pode usar sutiã! CONCORDO ALI É MELHOR USAR SUTIÃ DOQUE FICAR APARECENDO !! :P

  • Marcelle, São Paulo

    É incrível como tem gente alienada que não vê nada de errado em meninas de seis anos andando com sutiãs que simulam seios-atrativo erótico para os homens. Devem achar normal a pedofilia e a gravidez na adolescência também. Papais e mamãe de hoje em dia não sabem dizer não às suas filhinhas e depois não entendem por que viram avós tão cedo.

  • Laís, BH

    Puxa! Eu tenho 10 anos e minha mãe não deixa eu usar nem sem bojo imagina com 6 anoos!

  • Nicole, São Paulo

    Eu não acho tão ruim uma criança usar sutiã ,primeiramente eles não imitam o volume de seios normais são de "almofada" como dizem não aumenta quase nada, e o que tem a ver com a sexualidade , sutiã faz parte da beleza é igual você não deixar sua filha usar um brilho na boca, arrumar o cabelo ! eu sou super a favor dos sutiã para crianças !!!

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.