ASSINE
search button

Corpo de José Alencar chega ao Palácio da Liberdade

Compartilhar

BELO HORIZONTE - O corpo do ex-vice-presidente José Alencar já está no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, onde será velado no saguão principal. Ele chegou ao Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, por volta das 9h30, e percorreu algumas das principais vias da capital no carro mais antigo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o mesmo que transportou o corpo de Tancredo Neves em 1985. 

O Palácio da Liberdade foi todo cercado por uma fileira dupla de grades, para garantir a segurança daqueles que pretendem prestar as últimas homenagens a Alencar. As grades, que formam um longo corredor, foram colocadas para que se evitem aglomerações em frente ao portão principal do palácio.

Dessa forma, aqueles que participarão da cerimônia terão de entrar pelo lado direito da edificação e percorrer mais de 100 metros entre o gradio. O palácio abrigou em 1985 o velório do ex-presidente Tancredo Neves.

Por volta das 13h está previsto o transporte do corpo para o cemitério Parque Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Lá, ocorre uma nova cerimônia reservada à família e a posterior cremação do corpo.

Despedida em Brasília

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff chegaram por volta das 22h ao velório do ex-vice-presidente da República José Alencar, morto terça-feira, após anos de luta contra um câncer.

Vindos de Portugal, Lula e Dilma chegaram ao aeroporto de Brasília e, de helicóptero, foram direto para o Palácio do Planalto, onde o corpo de Alencar era velado, em cerimônia aberta à visitação pública desde a manhã.

Lula não conteve as lágrimas ao se aproximar do caixão de Alencar, a quem o ex-presidente dedicou um título de doutor honoris causa, entregue a ele de manhã pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Pouco depois da chegada de Lula e Dilma, teve início uma cerimônia religiosa, à qual a Igreja Católica denomina "encomendação do corpo". Junto a Lula e Dilma, próximos ao caixão, estavam o filho de Alencar, Josué; a viúva, Mariza, e também a ex-primeira-dama, Marisa Letícia.

Durante todo o dia, mais de 13 mil pessoas compareceram ao velório para se despedir de Alencar. Políticos de partidos diversos, entre oposição e situação, se uniram numa respeitosa e emocionada homenagem.

Nesta quinta-feira, o corpo de José Alencar deixou o Palácio do Planalto às 6h34 para ser levado a Belo Horizonte.  O caixão foi conduzido pela rampa do Planalto e seguiu em um carro aberto dos Bombeiros até o aeroporto de Brasília, onde embarcou em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Com agências