ASSINE
search button

Personalidades e políticos lamentam a perda do ex-vice-Presidente José Alencar

Compartilhar

Depois da morte do ex-vice-Presidente José Alencar, na tarde desta terça-feira (29), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, diversas personalidades deram declarações sobre a perda.

Dilma Rousseff e Lula lamentaram a morte do ex-vice-Presidente. Dilma adiantou seu regresso ao Brasil para estar presente no enterro. Ambos se emocionaram ao falar do ex-companheiro. O Ministro-chefe da Secretaria da Presidência, Gilberto Carvalho, amigo pessoal de Alencar, também não se conteve ao falar com jornalistas. O senador Eduardo Suplicy, além de diversas celebridades deram seus pêsames através do Twitter. 

Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência

"Ele está no nosso coração e no coração de todos os brasileiros. Ele nos deu tantos bailes nos médicos. A gente achava que ele poderia ainda aguentar mais um pouco no meio de nós. Vocês não podem ter noção da importância que o Zé Alencar teve para o presidente Lula e para todos nós nesses oito anos. A nossa gratidão a ele é eterna, e o Brasil deve a ele muito do que aconteceu nesse tempo porque foi o equilíbrio dele, a ternura dele, a amizade dele que nos confortou nas horas mais difíceis. Queria dizer para o Zé Alencar que ele fica aqui no meio de nós"

Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro 

"José Alencar foi um homem admirável, na política e na vida. Grande empresário, foi ainda maior como homem público. Seu senso de justiça social ficou impresso na história do Brasil nos últimos anos, quando, ao lado do presidente Lula, foi responsável pela inclusão social e distribuição de renda para milhões de brasileiros. Para os cariocas, Alencar foi especialmente importante. Apaixonado pelo Rio e sempre com uma boa lembrança para contar sobre a nossa cidade, foi peça-chave na reaproximação do Rio de Janeiro com o governo federal, sendo um dos grandes defensores do povo carioca. Nos seus últimos anos de luta, José Alencar tornou-se um exemplo de força, dignidade e amor à vida. Sem jamais perder as esperanças e se deixar abater, manteve sua altivez e transformou-se num ícone que será lembrado com gratidão e carinho por muitas gerações. Sua morte é uma grande perda para o nosso País." 

Marina Silva, ex-candidata à Presidência (PV-AC)

 

"Assim como todos os brasileiros, lamento profundamente a morte de José Alencar. Lutou com força e determinação contra uma doença tão agressiva. É um exemplo de dignidade e amor à vida. A postura dele sempre me impressionou. Acredito que todos que acompanharam seu drama foram positivamente influenciados pela forma como encarou a doença, com tranqüilidade e transparência. Quando estive à frente do Ministério do Meio Ambiente, José Alencar sempre me deu apoio e teve uma atitude acolhedora nas questões que apresentei. Nos momentos em que assumiu a Presidência da República, fazia questão de falar comigo pessoalmente antes de assinar qualquer medida na área ambiental. E foi a partir desta convivência que aprendi que ele era uma pessoa acessível e disposta a ouvir. Tenho um carinho muito grande por ele e me solidarizo com a sua mulher, dona Mariza, e com seus filhos. Que Deus os sustente neste momento e lhes dê consolo".

Eduardo Suplicy, senador (PT-SP) (Twitter)

 "Em Montevidéo recebo a triste notícia do falecimento de José de Alencar. Toda força à família nessa hora dificil."

Marta Suplicy, senadora (PT-SP)

"José Alencar viveu uma vida extraordinária em todos os sentidos. De origem humilde, construiu um grande império. Construiu uma família feliz e solida e teve o amor de sua esposa Mariza e filhos até o fim. Já maduro rumou para a política culminando com a vice-presidência do mais popular presidente que o Brasil já teve. Sua presença na chapa presidencial foi determinante na eleição de Lula. E essa amizade e parceria cresceu e se solidificou mesmo quando às vezes divergiam. Os últimos anos vividos com bravura no enfrentamento da doença que o levou marcaram sua atuação pública com outras tintas: um homem de gigantesca determinação, coragem fora de série e alegria de viver como poucos. Foi-se um grande brasileiro. Ficam muitos exemplos."

Aécio Neves, senador (PSDB-MG)

"Eu acho que ele vai chegar lá e o Criador vai olhar para ele e vai falar: Pô, Zé! Achei que você não vinha! Estava te esperando já há muito tempo.  Eu acho que fica aí um exemplo para nós todos de um homem público que honra  Minas e honra essa nossa atividade tão depreciada, tão contestada, mas que tem também a exercê-la homens do quilate moral, homens da dimensão política de José Alencar."

Antonio Anastasia, governador de MG

Governador declarou a lição deixada por Alencar: "Em todas as vezes, e foram muitas, que estive com o vice-presidente, mais do que tudo, a marca sempre foi exatamente a gentileza, o carinho no trato, a lhaneza no trato, o estímulo muito grande para nós todos mineiros termos no político uma imagem positiva, uma imagem de coragem, de correção, de ética e, mais do que tudo, de dedicação ao serviço público. Ainda mais ele, que é um homem vitorioso na área privada, que já veio vitorioso na área privada para o setor público e comprovou exatamente isso, uma espécie de uma doação da sua vida vitoriosa também para o serviço público."

José Sérgio Gabrieli, presidente da Petrobras

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, lamentou o falecimento do ex-vice-presidente da República, José Alencar, nesta terça-feira, 29/3. "O Brasil perde um grande homem que se caracterizou pela capacidade de lutar pela vida, pela firmeza de objetivos, pela facilidade de se relacionar com os diferentes, e por enorme bondade", disse Gabrielli.

Delcídio Amaral, senador (PT-MS) 

"Morreu José Alencar. Alguém que com honra, dignidade e espírito público ajudou Lula governar o Brasil. Que Deus ilumine a sua família."

Demóstenes Torres, senador (DEM-GO)

 "O bravo José Alencar deixa diversas lições de determinação, resistência e não subserviência. É um excelente exemplo para todas as áreas."

Presidente do Senado, José Sarney

 “A maneira como ele enfrentou a doença e soube sofrer é uma lembrança que o povo brasileiro jamais irá esquecer”, afirmou Sarney.

Marcelo Crivella, senador (PRB-RJ)

"O Zé Alencar sempre teve uma conduta moral exemplar na vida pública. Era um grande parceiro e amigo. Aprendi muito com ele. De grande personalidade, era um lúcido crítico da política econômica do governo Lula. Deixa uma lacuna muito grande na política brasileira, que vai ficar órfã de seus ensinamentos, de sua inteligência e de sua integridade. Lamentamos profundamente o falecimento do nosso presidente José Alencar, ilustre brasileiro, dos maiores do seu tempo. Sua vida exemplar tecida no trabalho, na bondade, no amor à família e à Pátria foi, e para sempre será, o maior legado do nosso partido. Que Deus console a nós, sua família e ao Brasil nesse momento de saudade e dor."

Michel Temer, vice-presidente da República, presidente em exercício

"Ele é um exemplo de luta, perseverança e superação para todos os brasileiros. Um mineiro que não conhecia fronteiras e acreditou sempre no Brasil. Mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal, (Alencar) transmitia otimismo permanente e fé inquebrantável. A perda de José Alencar é imensa devido à grande estatura que alcançou durante sua vida, seja como empresário, seja como político. Sempre de forma irreparável e exemplar".

Arquidiocese do Rio de Janeiro

 

A Arquidiocese do Rio de Janeiro eleva a Deus sua oração pelo repouso eterno do caríssimo ex-vice-presidente José Alencar, que deu um belíssimo exemplo de coragem, perseverança e fé, mesmo em meios aos sofrimentos enfrentados com a debilitação da sua saúde pelo câncer. José Alencar, que ao desenvolver seu trabalho e missão enquanto político, procurou desempenhar com retidão as funções inerentes ao seu cargo, em 2010 recebeu desta Arquidiocese o Prêmio São Sebastião, na categoria Divulgação da Fé. Com a certeza da importância do testemunho de fé deste homem público, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, unida a seu Arcebispo, Dom Orani João Tempesta, pede a Deus para que ele descanse em paz e receba a recompensa de sua vida. E também roga para que seus familiares possam ter paz e esperança na vida eterna, diante da passagem do seu ente querido.

Para o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, José Alencar ficará presente na memória do povo brasileiro como um homem público que não temeu testemunhar sua fé em Deus.

- Com a esperança na infinita misericórdia de Deus, elevo minhas preces, invocando o descanso eterno para este irmão brasileiro. E, ao mesmo tempo, rogo para que ele experimente as alegrias da ressurreição, desejou Dom Orani.

 

Adriane Galisteu, apresentadora (Twitter)

 "Boa tarde minha gente...que nosso guerreiro vice presidente Jose de Alencar sirva sempre de exemplo por amar tanto a vida.... Paz"

Fernanda Paes Leme, atriz (Twitter)

 "RIP guerreiro José Alencar!!"

Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento (Twitter) 

 "Zé Alencar nos deixa um legado de trabalho, de ética e, acima de tudo, de compromisso com o Brasil. Abraco solidario à familia."

Carlos Lupi, ministro do Trabalho

"E um exemplo de perseverança e dignidade para todos os brasileiros. O vice-presidente marcou a história do Brasil. Nunca desistiu de lutar e é um exemplo de perseverança, de alguém que nunca desistiu. É um exemplo de dignidade para todos nós", disse Carlos Lupi, que relatou o desabafo de Alencar durante uma cerimônia em que o ex-vice recebeu, em janeiro, a medalha da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas.

"Ele me disse que estava cansado, que a vida estava ficando muito desigual para ele", disse o ministro.

Direção Executiva da CUT-RJ

"A luta tenaz de Alencar contra o câncer, que o fez passar por 17 delicadas cirurgias, ganhou o respeito e admiração de milhões de brasileiros, que formaram gigantescas correntes de solidariedade e orações pela saúde do vice-presidente que conquistou o país com sua simplicidade e defesa permanente das grandes causas nacionais. Descanse em paz, José de Alencar. O Brasil não te esquecerá."

Alencar Burti, presidente da Sebrae-SP

“A vida é o bem maior do ser humano; zelar por ela é uma responsabilidade intransferível. José de Alencar deixa uma lição que não será esquecida, pela coragem com que defendeu a vida, sem nunca perder a alegria.”

Orlando Silva, ministro do Esporte

“Alencar foi um exemplo de coragem e otimismo para todos os brasileiros. Ele foi um guerreiro que dedicou sua vida à luta por um Brasil mais justo e pela construção de um país menos desigual. Sua força espiritual, traduzida em paixão pela vida, ficarão para sempre em nossa memória”.

Robson Graga, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

“Ele foi um industrial ousado e um líder empresarial que soube, com sabedoria e espírito empreendedor, construir o maior grupo têxtil do país. Político habilidoso, ajudou, com a mesma tenacidade que lutou pela vida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a recolocar o Brasil no caminho do crescimento e projetar o país no exterior”, disse Andrade. “Perdemos um grande amigo e um brasileiro exemplar”, completou o presidente da CNI. 

Dilma Rousseff, presidente da República

A presidente Dilma Rousseff fez nesta terça-feira uma declaração em conjunto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Coimbra, Portugal, para lamentar a morte do ex-vice-presidente José Alencar. A presidente afirmou que o velório acontecerá no Palácio do Planalto, em Brasília.

Lula, que só chegaria a Coimbra amanhã, se deslocou para a cidade para fazer uma declaração em conjunto sobre a morte do ex-vice. A presidente, que ficaria no país até o dia 31 de março, adiantou seu regresso ao Brasil para quarta-feira para estar presente no enterro.

Com Agência Brasil e Portal Terra