ASSINE
search button

Dilma cancela reunião com presidente de Portugal

Compartilhar

A presidente Dilma Roussef e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiram antecipar a viagem de volta ao Brasil, para acompanhar o velório do ex-vice-presidente, José Alencar. Lula recebeu a notícia da morte de Alencar por um telefonema de um dos médicos da equipe que cuidava da saúde do ex-vice-presidente, na tarde desta terça-feira (29), na cidade de Coimbra, em Portugal. Em entrevista coletiva, o ex-presidente do Brasil não conseguiu conter a emoção: "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele. O Brasil perde um homem de dimensão excepcional", disse Lula chorando.

Dilma afirmou que foi uma honra ter convivido com Alencar. "Nós estamos em um momento de muito sentimento. Alencar vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados", completou a presidente. O corpo do ex-vice-presidente será velado no Palácio do Planalto, em Brasília, a pedido de Dilma. "Falei com o filho dele (Josué Alencar) e ele aceitou", confirmou a presidente. Dilma anunciou ainda que decretará luto oficial de sete dias.

Nesta quinta-feira (30), o ex-presidente do Brasil irá receber às 6h (horário de Brasília), o título de "doutor honoris causa" , pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, uma das Instituições mais antigas e respeitadas da Europa. Depois do evento, Dilma, Lula e sua esposa, dona Marisa, retornam ao Brasil no voo da comitiva presidencial. Eles devem chegar em Brasília, no final da tarde.

A agenda da presidenta Dilma foi cancelada por conta da morte de Alencar. Ela teria reuniões com o presidente de Portugal, Cavaco Silva e também com o primeiro-ministro português, José Socrátes. O premiê, em meio a crise política e econômica do país, renunciou ao cargo na semana passada após a rejeição pelo Parlamento da sua proposta de um novo programa de austeridade.

Lula informou que vai dedicar o prêmio a Alencar.