ASSINE
search button

Ar seco predomina no Sul e leva calor ao RS e parte de SC e PR

Compartilhar

SÃO PAULO - Uma frente fria praticamente parada ao largo do Sudeste, juntamente com o ar úmido que chega da Região Norte, caracterizam o fenômeno da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Este sistema mantém uma grande quantidade de nuvens sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com a Climatempo.

Áreas suscetíveis de Minas Gerais e do Centro-Oeste devem ficar em alerta para um volume excessivo de precipitação nos próximos dias. O ar mais seco atua no sul de Mato Grosso do Sul e na Região Sul, mas o vento úmido que sopra do mar aumenta as nuvens na faixa leste. O ar quente e úmido forma nuvens carregadas em todos os Estados da Região Norte, no oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí.

Veja a previsão completa por região:

 

Norte

Nesta terça-feira, o sol aparece forte, as nuvens aumentam e as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde no centro-norte do Pará e no Amapá. Nas outras áreas da Região Norte, muitas nuvens, períodos com sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte e volumosa em todas as áreas.

 

Nordeste

O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora no litoral entre Pernambuco e o Maranhão, no sul maranhense e piauiense, no oeste, no sudoeste e no sul da Bahia. Nas demais áreas do Nordeste, o sol predomina, faz calor e ocorrem pancadas de chuva moderadas no decorrer do dia.

 

Centro-Oeste

Hoje o sol aparece forte e o tempo fica seco apenas no sul de Mato Grosso do Sul. No centro-norte de Goiás, no centro-norte de Mato Grosso e na região central de Mato Grosso do Sul, que inclui Campo Grande, muitas nuvens, períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nessas áreas também há risco de temporais. Nas demais áreas do Centro-Oeste, tempo nublado e chuvoso com risco de chuva forte e volumosa.

 

Sudeste

Nesta terça-feira, a frente fria continua próxima ao litoral capixaba e associada a grandes áreas de instabilidade que ficam espalhadas pelo interior do Sudeste. No norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no Vale do Rio Doce, na Grande Belo Horizonte e em todo o centro-oeste de Minas Gerais, o tempo segue instável, com predomínio de céu nublado e chuva, que ainda pode ser volumosa. No norte mineiro e nas demais áreas paulistas, ainda chove várias vezes ao longo do dia, mas ocorrem períodos com sol, sempre entre muitas nuvens. Há risco de chuva forte para toda a Região.

 

Sul

O ar seco ainda predomina no Rio Grande do Sul, no sul e no centro-oeste de Santa Catarina e na maior parte do Paraná, inibindo a formação de nuvens carregadas. Nessas áreas, o sol fica forte, faz calor à tarde e não chove. Nas demais áreas catarinenses, no leste e no norte paranaense, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva à tarde e à noite.