ASSINE
search button

Ministro diz que sistema elétrico brasileiro é o mais moderno do mundo

'Não houve apagão, mas uma interrupção no sistema, que pode acontecer em qualquer lugar do mundo'

Compartilhar

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou a possibilidade de que uma sobrecarga tenha acarretado no apagão que deixou oito estado do Nordeste sem luz na madrugada desta sexta-feira. Segundo ele, 'não houve apagão, mas uma interrupção no sistema, que pode acontecer em qualquer lugar do mundo'. 'Esses casos têm ocorrido em grau menor em todas as regiões do país, e estão dentro das estatísticas mundiais. O sistema é bom, não há nada no mundo mais moderno que o sistema brasileiro', afirmou.

Uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco, provocou o apagão que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira e início da madrugada desta sexta. A informação é do diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira Arnaud.

"Houve uma falha em um componente eletrônico, a cartela, que faz parte do sistema de proteção da subestação. Sem ter havido nenhum problema, por um defeito eletrônico, ele deu ordem para desligar a subestação. Isso às vezes pode acontecer, mas como a instalação era muito grande, os efeitos foram sentidos em várias regiões", explicou. Os sistemas de três usinas foram atingidos: Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga.

A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) disse que vai se manifestar ainda hoje sobre as causas do apagão. Já a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que aguarda um relatório detalhado do ONS para fornecer informações oficiais sobre o blecaute.

O apagão que deixou às escuras várias cidades em oito estados brasileiros durou mais de três horas. O problema começou por volta das 23h30 desta quinta-feira e só foi contornado às 2h30 de hoje.

A cidade do Salvador (BA) sofreu o apagão por volta das 23h do horário local. Da Cidade Baixa a Itapoã, ficaram iluminados somente os prédios com geradores. Às 23h30, Porto Seguro, no sul baiano, também caiu na escuridão. Idem a cidade de Senhor do Bonfim. Um dos principais eventos do calendário da cidade, o Festival de Verão funcionou com geradores. A cantora Ivete Sangalo se apresentou esta madrugada.