ASSINE
search button

Curso de ciência e tecnologia da UFABC foi o mais procurado no Sisu

Compartilhar

BRASÍLIA - O bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC (Ufabc) foi o mais procurado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu): recebeu 12.971 inscrições. Em segundo lugar na lista dos campeões de inscritos aparece o curso de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 7.709 inscrições, seguido por medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), com 7.701.

As inscrições para o Sisu ocorreram na semana passada e os resultados foram divulgados no domingo (23). Os estudantes terão entre os dias 27 e 31 de janeiro para efetuar a matrícula nas instituições para onde foram selecionados. Estão previstas mais duas chamadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

Considerando o número de candidatos por vaga, o curso mais disputado no sistema foi o de gestão ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IF-RO): 683 inscrições para cada uma das três únicas vagas disponibilizadas no Sisu.

Na lista dos 10 mais disputados, todas as graduações ofereciam até 15 vagas no sistema. Dois cursos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) ficaram com o segundo e o terceiro lugar da lista: administração e engenharia de produção civil, com 649, e 447 candidatos por vaga, respectivamente.

Ao todo, o Sisu recebeu 2 milhões de inscrições – cada candidato podia escolher até dois cursos, elegendo sua prioridade. Houve disputa na Justiça para que as inscrições fossem prorrogadas e os estudantes tivessem o direito de recorrer das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizadas como critério para a distribuição das vagas do Sisu. As liminares concedidas pela Justiça Federal no Rio de Janeiro e no Ceará foram derrubadas na sexta-feira (21) por decisão do Superior Tribunal de Justiça.

 

Veja a lista dos cursos mais procurados no Sisu no primeiro semestre de 2011:

1- Ciência e tecnologia – Universidade Federal do ABC (Ufabc): 12.971 inscrições

2- Direito -  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 7.709 inscrições

3- Medicina - Universidade Federal do Ceará (UFC): 7.701 inscrições

4- Medicina – Universidade Federal de Pelotas (UFPel): 7.701 inscrições

5- Administração – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): 6.491 inscrições

6- Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IF-BA): 6.315 inscrições

7- Ciência e tecnologia - Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa): 5.829 inscrições

8 – Medicina – Universidade Federal do Amazonas (Ufam): 5.798 inscrições

9- Administração  – Universidade Federal do Amazonas (Ufam): 5.647 inscrições

10 – Administração – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE): 5.449 inscrições