ASSINE
search button

De seu apartamento, em São Paulo, Lula acena para populares

Compartilhar

 

São Bernardo do Campo - Debaixo de chuva, a aposentada do setor de telecomunicações Maria da Graça Novais Leite, 49 anos, chegou por volta das 10h30 deste domingo em frente ao prédio onde mora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua mulher, Marisa Letícia, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Após a militante do PT anunciar sua chegada ao porteiro do prédio, Lula apareceu na sacada de seu apartamento e acenou para a mulher, que cantou para o ex-presidente trechos de músicas do cantor Roberto Carlos.

Ao lado do filho Guilherme, 20 anos, a expectativa de Maria da Graça era "ver e conversar" com o agora ex-presidente da República. Empolgada com o gesto de Lula, a militante cantou "você é meu amigo de fé, meu irmão camarada..." e "eu tenho tanto para lhe falar...".

Já passava das 12h quando mais cinco fãs se juntaram à militante petista e formar um coro com as músicas adaptadas do Rei ("como é grande o 'nosso' amor por você") e jingles antigos de campanhas de Lula à Presidência. Às 12h25, dona Marisa Letícia, ex-primeira-dama, surgiu na sacada e acenou para os fãs e também para os jornalistas. Menos de cinco minutos depois, foi a vez de Lula reaparecer na sacada, ao lado da mulher. Com a aparição, os fãs se empolgaram na "serenata" para o casal.

Envolta em uma bandeira vermelha do PT, Maria da Graça, que se diz uma das fundadoras do partido em Ribeirão Preto, saiu de sua cidade no interior de São Paulo, na madrugada deste último sábado, com destino a São Bernardo do Campo só para tentar um contato com Lula. "Nós nunca tivemos um presidente que se preocupou com o povo, por isso estou aqui. Quero que ele saiba que será bem recebido na sua volta", disse a militante, que garantiu que continuará em frente ao prédio na esperança de que Lula desça para falar com ela.

 

Lula reafirma em São Bernardo que deixa a Presidência, mas não a política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado na noite de ontem (1º) em São Bernardo do Campo. Ao chegar à cidade em que iniciou a carreira política, ele foi recebido com festa e falou sobre seu futuro: “O fato de eu ter deixado a Presidência da República não significa que eu deixei a política.”

A festa foi organizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) em frente ao prédio em que Lula voltará a morar. Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento, apesar da garoa que caia em São Bernardo.

O ex-presidente chegou por volta das 22h45, com mais de três horas de atraso. Foi recebido com uma bateria de fogos de artifício, com a música-tema das vitórias de Ayrton Senna e aplausos.

Emocionado, Lula começou o discurso dizendo que não falaria muito pois não queria mais chorar. Agradeceu aos colegas de partido pela festa, ao prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), pela recepção e ao apoio da população.

O ex-presidente lembrou dos problemas enfrentados durante os dois mandatos e afirmou ter sido vítima de preconceito por ser metalúrgico e não ter um diploma universitário. Lembrou ainda os altos índices de aprovação de seu governo para dizer que deixa a Presidência satisfeito. “Volto para casa com a cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido”, afirmou.

Lula ainda pediu o apoio dos cidadãos à presidenta Dilma Rousseff. “Amem a Dilma como vocês me amaram”.

Ele disse também que está orgulhoso de entregar a faixa presidencial à primeira mulher eleita presidente do país. Afirmou ainda que estará pronto para ajudá-la sempre que for convocado.

“Eu quero descansar pelo menos 20 dias para começar a pensar o que eu vou fazer neste país”, afirmou. “Se a companheira Dilma me convocar, estarei pronto para ajudar.”