ASSINE
search button

Posse de Dilma será acompanhada de perto por jornalistas búlgaros

Compartilhar

 

Brasília – A posse da presidenta eleita Dilma Rousseff chama a atenção da imprensa da Bulgária. Para acompanhar a cerimônia e o encontro de Dilma com primeiro-ministro búlgaro, Boyko Medtodiev Borisov, vieram seis jornalistas de Sofia, a capital da Bulgária. Dos profissionais estrangeiros, um fala português, outro espanhol e um terceiro entende bem o que os brasileiros dizem.

“Estou pela segunda vez no Brasil, e a cada vez que viajo para cá me impressiono com a amabilidade do brasileiro”, afirmou o repórter da TV7 Geórgi Nalbántov. “Vim para fazer tudo sobre a posse da presidenta, mas também tenho de preparar reportagens especiais sobre o modo de vida do brasileiro, as festas de fim de ano, além de economia e da política”.

A Bulgária é um país que fica entre a Turquia e a Romênia, no Leste da Europa. Por mais de meio século, o país viveu sob o regime socialista e dependente da parceria com a União Soviética e dos demais integrantes do então bloco (socialista). Atualmente o governo adota uma série de medidas internas para se adaptar às regras impostas pela União Europeia.

De acordo com os jornalistas búlgaros, boa parte dos 7,9 milhões de habitantes do país acompanhou as eleições no Brasil e tem orgulho de a presidenta eleita ter descendência búlgara – o pai de Dilma , Petar Rusev, nasceu na cidade de Gabrobo, onde ainda moram alguns parentes da família Rousseff. Da imprensa búlgara, estão em Brasília representantes das emissoras de televisão TV7 e BTV, que são privadas, e BNT, que é estatal.