ASSINE
search button

Dilma recebe cópia da árvore genealógica da família Rousseff

Compartilhar

 

Brasília – A presidenta eleita Dilma Rousseff se emocionou nesta quinta-feira durante o encontro com o primeiro-ministro da Bulgária, Boyko Medtodiev Borisov. Filha de pai búlgaro - Petar Rusev (que virou Rousseff no Brasil) -, Dilma ganhou de presente do primeiro-ministro um estudo sobre sua árvore genealógica, um quadro com a imagem de sua tia paterna (Vana) – que se chama Dilma Vana em homenagem a esta tia - e uma relíquia típica dos búlgaros – a reprodução de um animal da região.

Borisov afirmou que Dilma pretende visitar a Bulgária na sua primeira viagem à Europa, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2011, em data a ser definida. Na conversa que teve com a presidenta eleita, segundo o primeiro-ministro, já ficou acertado que as relações entre o Brasil e a Bulgária e Brasil serão intensificadas.

O assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse que as áreas que deverão liderar as relações bilaterais são as de tecnologia da informação e de transportes. De acordo com ele, Dilma e Borisov vão orientar os assessores para que dêem prosseguimento aos estudos referentes a esses setores.

No encontro com Dilma, Borisov entregou uma mensagem do povo búlgaro para a presidenta eleita. Segundo assessores do primeiro-ministro, a população do país se emocionou e se empolgou com as eleições no Brasil porque havia uma descendente de búlgaros concorrendo com chances de vitória, que se confirmaram. O conteúdo da mensagem não foi divulgado.

Na campanha eleitoral, pelo menos uma vez por semana um veículo da imprensa da Bulgária publicava notícias sobre Dilma Rousseff. A presidenta eleita disse não lembrar de palavras em búlgaro, mas se recorda de que um dos principais estímulos para a leitura veio do pai, que sempre estava com um livro nas mãos.

A cópia com a árvore genealógica da família Rousseff, entregue pelo primeiro-ministro a Dilma, foi elaborada por um instituto de Gabrobo – cidade onde nasceu o pai da presidenta eleita.

Localizada entre a Turquia e a Romênia, a Bulgária tenta se recuperar do fim da parceria com a União Soviética e adaptar-se às regras impostas pela União Europeia. Com pouco mais de 7,9 milhões de habitantes, o país faz esforços para promover as reformas estruturais e o estímulo às privatizações.

Na Bulgária, o presidente é de esquerda e o primeiro-ministro é de centro-direita. O comércio bilateral entre o Brasil e a Bulgária envolve atualmente um volume total de US$ 140,3 milhões – de janeiro a novembro de 2010. Pelo menos, dois terços deste total são de exportações do Brasil para a Bulgária.

A economia búlgara é baseada na extração de minérios, como carvão, cobre e zinco, e na agricultura com a produção de cereais e tabaco. O principal desafio do governo é retomar o desenvolvimento industrial do país.