ASSINE
search button

EUA têm pressa em trabalhar com Dilma e vêem Brasil como essencial

Compartilhar

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, representará os Estados Unidos na posse da presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, no próximo sábado, em Brasília. A informação foi confirmada por Washington nesta quarta-feira. Hillary embarca em direção ao Brasil no sábado.

"Os Estados Unidos têm pressa de trabalhar com a presidente eleita Rousseff e com seu governo", afirmou Philip Crowley, porta-voz do departamento de Estado. "O Brasil é um parceiro essencial no hemisfério sul e no mundo, e os Estados Unidos estão comprometidos com o aprofundamento de nossa relação em uma ampla categoria de assuntos bilaterais, regionais e globais com o governo e o povo do Brasil", informou o departamento por meio de nota. As duas nações possuem estreita cooperação em temas comerciais, energéticos e de segurança, entre outros.

A posse da primeira mulher ao cargo deve ter a presença de pelo menos 12 chefes de Estado, assim como delegações de outros países. Mais de 40 autoridades estrangeiras confirmaram presença na cerimônia - a maioria de países latino-americanos e africanos. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, enviará como seu representante o chanceler Héctor Timerman.

Brasileiros acreditam que Dilma fará bom governo

Pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou nesta quarta-feira que 69,2% dos brasileiros acreditam que a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), fará um governo "ótimo" ou "bom". A expectativa pela próxima gestão é projetada como "ótima" por 27,7% dos entrevistados, ao passo que outros 41,5% consideram que a petista sucessora de Lula terá um governo "bom".

Do total de pessoas que responderam ao levantamento, 6,4% acreditam que Dilma fará um governo negativo. Dos que responderam à pesquisa, 17,6% apontaram como potencialmente "regular" o próximo governo federal.

Ungida como candidata governista na corrida pelo Palácio do Planalto, Dilma Rousseff representa a continuidade da gestão lulista para 65,0% dos entrevistados. Do ponto de vistaeconômico, 43,7% dos entrevistados consideram que o Brasil, nos quatro anos do governo da ex-ministra da Casa Civil, "vai desenvolver muito", ao passo que 39,8% acreditam que "vai desenvolver um pouco".

Quando medido o caráter social do próximo governo federal, 43% disseram que o Brasil avançará muito neste quesito. Outros 39,8% estimam que vai desenvolver apenas "um pouco" neste critério.

A pesquisa CNT/Sensus ouviu 2 mil pessoas entre os dias 23 e 27 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

Lula tem aprovação recorde

Prestes a deixar o governo após oito anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou aprovação pessoal recorde de 87%, segundo a pesquisa CNT/Sensus. O patamar atingido pelo mandatário petista é a maior também comparada com o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.