ASSINE
search button

Candidato à Presidência da Câmara usou verba para autopromoção

Compartilhar

BRASÍLIA - O deputado Marco Maia (PT-RS), nome do PT para disputar a presidência da Câmara, usou dinheiro público, do Ministério do Turismo, para se autopromover. Maia destinou R$ 230 mil do Orçamento da União para a Abetar, entidade de lobby da aviação aérea regional, com sede em São José dos Campos (SP), realizar um evento, em 2008, do qual foi o único político a participar. Marco Maia foi ao evento apresentar o balanço da CPI do Apagão Aéreo, da qual foi relator. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

O seminário também foi bancado pela Embraer, sócia e colaboradora da Abetar. A empresa é a fabricante do jato Legacy que se chocou com um avião da Gol, em 2007, acidente investigado pela CPI relatada por Maia. O relatório do petista, aprovado pela comissão, defende que o governo injete recursos na aviação regional, um dos lobbies da Abetar.

A entidade é dirigida pelo empresário Apostole Lazaro Chryssafidis, presidente do PP de São José Campos (SP), sede da Embraer e uma das mais ricas cidades do país.

O candidato do PT à Presidência da Câmara, deputado Marco Maia (PT), afirmou que não vê irregularidade no fato de ter destinado verba do Orçamento para o evento da Abetar. Ele disse que achou a proposta do seminário "interessante" e por isso atendeu ao pedido da ONG por recursos.