ASSINE
search button

José Alencar continua em cirurgia no Hospital Sírio Libanês

Compartilhar

O vice-presidente da República, José Alencar, passa por uma cirurgia na tarde desta quarta-feira (22), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Alencar foi internado após uma grave hemorragia no abdome. Os médicos acreditam que o sangramento possa ter sido causado por um tumor que teria invadido o intestino do vice-presidente.

Ao chegar ao hospital, já bastante debilitado, Alencar recebeu uma transfusão para poder passar por uma nova cirurgia. O hospital não divulgou quais procedimentos estão sendo realizados, e ainda afirmou que não há previsão de término dos trabalhos. Ele é operado pela mesma equipe que o acompanhou no dia 27 de novembro.

O vice luta contra tumores desde 2006, e realizou sua última cirurgia no dia 27 de novembro. Visivelmente abalado pelas sessões de quimioterapia e cirurgias, os médicos optaram por interromper seu tratamento. O quadro clínico de Alencar foi estabilizado quando chegou ao hospital, mas ainda é considerado de risco.

Alencar recebeu alta do hospital na última sexta-feira (17), após passar 25 dias internado. Nesse período, sofreu sua décima sexta intervenção cirúrgica, para desobstruir o intestino. Após dois dias, o vice-presidente começou a ser submetido a sessões de hemodiálise – filtração artificial do sangue – por sua função renal ter piorado.

O vice-presidente já luta contra um câncer na região abdominal há mais de dez anos. Em 2009 foi submetido a uma operação para desobstruir o intestino, devido a alguns tumores. Em julho deste ano, foi hospitalizado por uma crise hipertensiva, sendo submetido a um cateterismo. Em setembro, apresentou um edema agudo de pulmão, também ficando internado no hospital Sírio Libanês. Em novembro, o presidente sofreu um infarto. Durante os últimos meses, Alencar vem sendo internado frequentemente devido a complicações consequentes de sua doença.