ASSINE
search button

Mãe de menina que morreu diz que auxiliar de enfermagem trocou soro por vaselina

Compartilhar

 

A mãe da menina Stephanie dos Santos Teixeira, de 12 anos, que morreu após suposto erro de atendimento em hospital, prestou depoimento nesta segunda-feira em São Paulo. Roseana Mércia dos Santos Teixeira contou à polícia que uma auxiliar de enfermagem trocou o vidro vazio de soro fisiológico por outro, que tinha vaselina líquida. A substância foi colocada na corrente sanguínea da menina, que estava internada no Hospital São Luiz Gonzaga, na Zona Norte de São Paulo. Ela acabou morrendo.

A polícia de São Paulo deve ouvir esta semana toda equipe que atendeu Stephanie. A ficha de trabalho da auxiliar de enfermagem que pode ter cometido o erro também já foi solicitada. A mãe da vítima precisou tomar calmantes após saber da morte. Seu depoimento durou três horas

 

Sindicâncias

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia informaram nesta segunda-feira que abriram sindicância para apurar as causas da morte da menina Stephanie dos Santos Teixeira. 

A menina foi internada na tarde de sexta-feira no Hospital São Luiz Gonzaga, que pertence à Irmandade, com dores abdominais e vômitos, segundo a família. Após a complicação do quadro de saúde ela foi transferida para a Santa Casa, onde morreu por volta 0h20 de sábado.

A direção da Irmandade disse, por meio de nota, que está consternada com a morte de Stephanie. "Após tomar ciência do ocorrido foram instauradas, em caráter imediato, sindicâncias internas para apuração dos fatos", diz o comunicado. A irmandade afirmou ainda que os profissionais envolvidos no atendimento da menina foram afastados e devem permanecer fora das funções até a conclusão da investigação.

A assessoria do Conselho de Medicina afirmou que a sindicância deve apurar as circustâncias da morte da menina. Serão coletados documentos, ouvidos os familiares e médicos e feitas vistorias ao hospital. Caso se confirme erro médico, os profissionais envolvidos podem ter o registro profissional cassado.

A Polícia Civil já ouviu o depoimento de um médico e uma enfermeira do Hospital São Luiz Gonzaga sobre o caso. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o pai de Stephanie foi até a 77ª DP (Santa Cecília), onde registrou queixa contra o hospital. Segundo ele, a injeção errada agravou o estado de saúde da menina. A ocorrência foi registrada como homicídio culposo e encaminhada ao 73º DP (Jaçanã) para investigação.

Atualizada às 18h20

Com Portal Terra