ASSINE
search button

Haitianos ilegais são detidos no MS

Compartilhar

Portal Terra

CAMPO GRANDE - Um grupo de seis haitianos, incluindo uma criança, foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada desta quinta-feira, entrando ilegalmente no Brasil, através da fronteira boliviana. Os "fugitivos do terremoto", como definiram a si próprios, segundo informações da PRF, foram detidos em Miranda, Mato Grosso do Sul, em dois táxis com placas de Corumbá, cidade na fronteira com Puerto Suarez, na Bolívia.

A PRF informou que um dos componentes do grupo falava espanhol e explicou que os motoristas estavam cobrando de cada imigrante ilegal US$ 200 para levá-los de Corumbá até Miranda, um trajeto de 250 km. Conforme esse haitiano, o objetivo era chegar até Goiânia (GO).

Este é o segundo grupo proveniente do Haiti que foi detido pela PRF nas últimas 24 horas: oito haitianos foram flagrados em operação conjunta da Polícia Civil com a PRF em um hotel de Miranda no final da tarde de quarta-feira. De acordo com a assessoria de imprensa da polícia, há um grupo de 30 a 40 haitianos escondidos na fronteira boliviana que tenta se estabelecer ilegalmente em território brasileiro. Conforme a PRF, a fronteira com o Mato Grosso do Sul é escolhida para tentar chamar menos atenção na entrada.

Os cidadãos haitianos e os taxistas foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Campo Grande/MS, para responderem aos procedimentos legais. Os imigrantes ilegais tinham visto apenas do Panamá no passaporte e traziam pouquíssima bagagem na tentativa de escapar das difíceis condições em sua terra natal.