ASSINE
search button

João Hélio: Cúmplice agrediu agente do Degase

Compartilhar

Flávia Salme e Thiago Feres, Jornal do Brasil

RIO - O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio, Francisco Rodrigues, confirma que um agente do Degase foi vítima da agressividade de Ezequiel Toledo de Lima dentro do Educandário João Luís Alves, na Ilha do Governador. Francisco classifica como absurda a proteção oferecida pelo governo federal.

Como a Justiça vai proteger um elemento, independentemente de ser maior ou menor de idade, que já tentou assassinar um agente do Degase? indaga. Sei das barbaridades cometidas por ele. Por isso, acho que essa decisão beira o bizarro.

Ocorrida em 2007, a morte do menino João Hélio foi investigada por três delegados da 30ª DP (Marechal Hermes). Como o caso teve um grande apelo popular, todos os esforços foram concentrados em localizar os autores do crime, ocorrido após um assalto na Zona Norte da cidade. O delegado Adilson Palácio foi um dos responsáveis pela investigação e ficou insatisfeito com a inclusão de Ezequiel no Programa de Proteção às Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. Além dele, outros quatro acusados, todos maiores de idade, foram presos e condenados.

Estou indignado. Trabalhamos num caso que sabemos que foi bárbaro. Nenhum deles deu o mínimo de chance de defesa para a vítima, um menino. Durante o percurso, eles foram avisados por pedestres que a criança estava pendurada e, mesmo assim, seguiram por sete quilômetros com aquela tortura. Com um histórico de crueldade desse, torna-se surreal acreditar que um assassino vai ser contemplado num programa de proteção revolta-se o delegado Palácio, lembrando que a legislação deve ser amplamente discutida para evitar que casos semelhantes ocorram no futuro.

O pai do jovem João Hélio, Elso Vieites, foi direto ao falar sobre a manutenção da proteção ao jovem.

A Justiça existe para ser feita. Se ela está certa ou errada, não cabe a mim mudar o quadro já existente. Prefiro não opinar nem dar muitos detalhes. Só fico triste por tudo que eu e os meus familiares sofremos e continuamos sofrendo lamentou.