ASSINE
search button

Rio e SP participam pela 1ª vez da jornada na cidade sem meu carro

Compartilhar

Agência JB

RIO - A 7ª jornada brasileira Na cidade sem meu carro irá acontecer neste sábado. Cerca de 60 cidades devem participar da mobolização, que prevê atividades como o isolamento de trechos de ruas e praças para criar espaço de convivência.

Nesse dia, as prefeituras podem promover atividades recreativas e artísticas e os cidadãos deixam os caros em casa e buscam outras alternativas de transporte, como ônibus, metrô, bicicletas ou até mesmo caminhadas.

São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as cidades que participam pela primeira vez da jornada, desde que a proposta foi trazida para o Brasil em 2000. Criada na França em 1998, a iniciativa envolverá, neste ano, 1,8 mil cidades. No Brasil, a jornada é promovida pelo Ministério das Cidades e coordenada pela organização não-governamental Instituto da Mobilidade Sustentável RuaViva.

- É uma reflexão do que é a cidade sob o domínio do automóvel - afirmou o diretor do Instituto RuaViva, Nazareno Affonso.

Affonso acrescentou que não está pregando a eliminação do carro, mas a criação nas cidades de sistemas de transporte, com ônibus e metrô integrados com áreas periféricas com estacionamentos para carros e bicicletas. Ele também defendeu redução das tarifas de transporte público. Para ele, não é difícil implantar essas mudanças nas cidades, basta vontade política.