ASSINE
search button

Frente Nacional de Prefeitos acerta participação no Pronasci

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), João Paulo Lima e Silva (prefeito de Recife), assinaram nesta terça-feira um termo de parceria para implementação das ações sociais previstas no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para as 11 regiões metropolitanas com os maiores índices de criminalidade no país.

Até o final de outubro, segundo o ministro, será criada uma oficina de trabalho formada pelos prefeitos dessas regiões (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Recife, Belém, Porto Alegre, Salvador, Maceió, Curitiba e Brasília-Entorno) para preparar as ações do Pronasci em 2008.

- Não há uma tradição dos entes federados municipais para o desenvolvimento de políticas de segurança pública preventivas. Então, se as prefeituras não se estruturarem e não se organizarem para a recepção do Pronasci, elas não vão conseguir gastar os recursos que temos condições de oferecer - destacou Tarso Genro.

Lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 20 de agosto, o Pronasci vai investir R$ 6,707 bilhões na prevenção e repressão à criminalidade até 2012.

- Queremos abrir o próximo ano com vários projetos em andamento, que tenham capacidade de multiplicação nas regiões que constituem o foco do Pronasci. Por isso, as prefeituras têm que se organizar para escolher os projetos que nós vamos financiar, porque recursos não faltarão. O que não queremos é a falta de estrutura operacional nas 11 regiões - acrescentou o ministro.