ASSINE
search button

PF deve concluir perícia em documentos de Renan

Compartilhar

Agência JB

BRASÍLIA - A comissão de relatores do Conselho de Ética do Senado enviará técnicos a Alagoas para solicitar às secretarias estaduais da Fazenda e da Agricultura documentos que permitam à Polícia Federal concluir a perícia na documentação apresentada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre seus rendimentos agropecuários.

Segundo a relatora Marisa Serrano (PSDB-MS), os peritos apresentaram uma relação dos documentos necessários, durante reunião com a comissão. Ela informou que faltam notas fiscais, primeira vias de recibos de vendas de gado e outros, para serem confrontados com as informações das declarações de Imposto de Renda apresentadas por Renan.

- Ele entregou as declarações de Imposto de Renda espontaneamente. Se ele entregou os documentos, como é que vamos deixar de investigar? - questionou Marisa Serrano.

Se for juridicamente possível, os relatores também pretendem solicitar a colaboração das empresas que teriam comprado gado do presidente do Senado. Hoje, o parlamentar apresentou à comissão os questionamentos que quer ver esclarecidos pela Polícia Federal. De acordo com o relator Renato Casagrande (PSB-ES), Renan solicita à PF que responda sobre a veracidade dos documentos por ele apresentados, especialmente os que comprovam os rendimentos agropecuários.

Os advogados de Renan Calheiros também encaminharam ao Conselho de Ética ofício questionando os procedimentos adotados durante as investigações. Entre eles, o fato de o presidente do Conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), ter arquivado o relatório do senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Casagrande informou que, para os advogados, o relatório deveria ter sido votado pelos integrantes do Conselho. Cafeteira havia sugerido o arquivamento da representação do P-SOL, sob a alegação de não ter encontrado qualquer indício de quebra de decoro por parte do presidente do Senado. Quintanilha disse aguardar novos questionamentos do P-SOL à Polícia Federal, a fim de encaminhar o pedido de aprofundamento da perícia à Mesa Diretora do Senado. O objetivo, acrescentou, é enviar na próxima terça-feira toda a documentação à Mesa, para que o requerimento seja enviado à Polícia Federal. Em reuniões na próxima terça-feira, segundo o presidente do Conselho, deverão ser concluídos os questionamentos que os senadores encaminharão.