ASSINE
search button

Congonhas passa a operar com redução de vôos

Compartilhar

Portal Terra

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Aviação Aérea (Anac) começou a implantar, a partir desta segunda-feira, a redução do número de vôos por hora no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Pelas novas regras da Anac, o número máximo de operações caiu de 48 para 44 vôos por hora. Contudo, se considerados apenas os vôos comerciais, o limite de operações por hora ficou em 38 movimentos.

Segundo o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, a medida serve para dar maior "fluidez ao aeroporto congestionado de Congonhas". Segundo ele, essa medida vem acompanhada de outras providências, que serão tomadas pela Infraero, como o aumento de vagas para aeronaves no pátio de Congonhas e a melhoria do sistema de check-in no terminal aéreo.

- Nós passamos a impedir também que a aviação comercial utilize slots(horários) de pousos e decolagens da aviação geral (carga, particulares) que não estão em operação - disse.

O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, afirmou que em outubro um novo pátio com capacidade para seis aeronaves de grande porte deve ser inaugurado em Congonhas. Hoje, o estacionamento do terminal comporta 25 aviões.

Ainda este mês, segundo Pereira, três novos canais de raio-X devem ser instalados no terminal para agilizar o embarque de passageiros.

A ampliação do número de balcões de check-in, porém, não é de tão fácil solução. A infraero trabalha com duas possibilidades para resolver a questão. Uma delas seria retirar a Anac e suas atuais instalações em Congonhas. Se isto for posto em prática, 35 novas posições de check-ins poderão ser colocadas em operação.

Outra alternativa seria conseguir uma autorização judicial para utilizar os cerca de 20 balcões que pertencem a Varig e que não estão sendo usados desde que a companhia entrou no processo de recuperação judicial.