ASSINE
search button

Lupi negocia liberação de verba para programas de qualificação

Compartilhar

Agência JB

RIO - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi afirmou, nesta quarta-feira, que o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) analisa a proposta de destinar quase R$ 1 bilhão para ações voltadas à qualificação profissional de trabalhadores para o ano de 2008. Segundo ele, neste ano foram investidos na área cerca de R$ 80 milhões.

- Com absoluta segurança, 2008 será o ano da qualificação profissional no Brasil, porque nós vamos dispor dos maiores recursos da história do Brasil para essa área - afirmou o ministro.

Lupi acredita que a equipe econômica não criará obstáculos para a liberação dos recursos, mesmo que ainda não tenha conversado com o ministro Guido Mantega sobre as possíveis cifras.

- Eu confio no meu taco. Vamos avançar muito nesta área no ministério do Trabalho -, afirmou.

Carlos Lupi informou que o ministério e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) estudam a criação de um selo do qualidade para identificar empresas e entidades que se destacam nas ações de qualificação profissional. De acordo com ele, a proposta deve ser finalizada em 30 dias.

Lupi propôs ao diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, a criação de uma premiação de reconhecimento às empresas e aos trabalhadores que tenham participado dos programas de qualificação.