ASSINE
search button

Beltrame diz que operação no Comnplexo do Alemão foi bem-sucedida

Compartilhar

Agência JB

RIO - O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, classificou de 'inteligente e bem-sucedida' a operação deflagrada nesta quarta-feira, no Complexo do Alemão, zona Norte do Rio.

Ele explicou que a ação envolveu 1.350 policiais, incluindo homens da Força Nacional de Segurança, e resultou na morte de pelo menos 13 pessoas.

- Se precisar voltar lá, vamos voltar. Se obtivermos mais informações sobre as áreas onde temos que atuar, vamos voltar. Quero esclarecer que poderíamos ter feito isso dois meses atrás e ter entrado lá em duas horas. Mas a contabilidade de mortos, feridos e de balas perdidas seria muito mais expressiva que a da operação de hoje -, disse ele

De acordo com Beltrame, o Complexo do Alemão é a área de maior potencial criminoso no estado, pois é a base de uma das principais facções criminosas locais. O objetivo da ação de hoje, acrescentou, era justamente desarticular o centro logístico e contábil desta facção. Apesar da operação policial, o secretário disse que o poder de fogo dos traficantes que controlam o conjunto de favelas ainda é grande. Ele informou que a estratégia de ocupação do morro é resultado de dois meses de planejamento, período em que foram feitas reuniões diárias do serviço de inteligência das polícias Civil, Militar e Federal, além da Força Nacional de Segurança (unidade de elite vinculada ao Ministério da Justiça).

Segundo o secretário, o apoio da Força Nacional de Segurança, que se instalou no perímetro do Complexo do Alemão há cerca de duas semanas, será mantido.