ASSINE
search button

Sibá pode indicar comissão de investigação

Compartilhar

Portal Terra

RIO - O presidente do Conselho de Ética do Senado, Sibá Machado (PT-AC) afirmou que o novo relator do caso Calheiros será decidido nesta quinta-feira na reunião marcada para as 10h. O senador disse, no entanto, que também há a possibilidade de ele indicar uma comissão de investigação formada por três parlamentares. A decisão terá que ser tomada porque o relator temporário, Wellington Salgado (PMDB-MG) renunciou ao cargo após o novo adiamento da apreciação do processo contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Calheiros está sendo acusado de quebra de decoro parlamentar. De acordo com denúncias, Calheiros teria despesas pessoais - inclusive a pensão para a filha que tem com a jornalista Mônica Veloso - pagas por um lobista da construtora Mendes Júnior.

Estão cotados para o cargo, até o momento, os senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Valter Pereira (PMDB-MS). O novo escolhido deverá ser da base aliada do governo e ele poderá substituir definitivamente Epitácio Cafeteira (PTB-AM), o primeiro relator do caso, se os membros do Conselho entendam pela necessidade de um novo relatório após essa nova etapa de investigações.

Esse é o segundo adiamento da reunião marcada para votar a representação apresentada pelo Psol. A primeira aconteceu na sexta-feira da semana passada, quando os parlamentares também pediram mais tempo para as investigações.

Daquela vez,os senadores alegaram que tinham recebido a perícia dos documentos de defesa de Calheiros apenas na noite de ontem e que, portanto, não haviam tido tempo de fazer a análise.