ASSINE
search button

Navalha: Trabalho de lobistas é necessário, diz engenheiro

Compartilhar

Portal Terra

BRASÌLIA - O engenheiro Assim Cristiano Kok, 61 anos, cuja empresa foi citada em gravações interceptadas pela Polícia Federal nas investigações da Operação Navalha, defendeu o serviço de lobistas, pessoas que transitam em meio ao governo defendendo interesses de empresários. Para ele, o trabalho como o do lobista Sérgio Luiz Pompeu Sá, que presta serviços para a sua empresa, a Engevix Engenharia, é "necessário".

Sérgio Sá foi preso pela Polícia Federal. Ele aparece em gravações citando a Engevix como futura "vencedora", ao lado da Gautama, em uma licitação "negociada" pelo lobista com o Ministério de Minas e Energia e com o governo do Piauí. Kok nega irregularidades.

Kok afirma que contratou a empresa do lobista há três anos para buscar oportunidades. Segundo ele, Sérgio conhece muita gente. Ele apresenta as pessoas e acaba ajudando.

A respeito de sua suposta afirmação feita em gravação, sobre o direcionamento de uma licitação para a Engevix, Kok diz não acreditar que Sérgio tivesse condição de fazer direcionamento de licitação.

Quando questionado sobre a obra da BR 20, no Piauí, o engenheiro contou que é apenas para julho. Garante que tem cerca de 150 contratos em andamento, mas não lembra de ter falado.

- Não ficou nenhum registro em minha memória -, afirmou.

Ao final da entrevista, Kok garante que o trabalho prestado por Sérgio é necessário, que é uma forma de ter informações.

- O que a gente nunca fez é emenda parlamentar para levar recursos para determinada obra -, concluiu.