ASSINE
search button

Ibama realiza operação contra retirada ilegal de madeira na Amazônia

Compartilhar

Agência Brasil

MANAUS - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 40 metros cúbicos de madeira retirada irregularmente da região de Anavilhanas, no Amazonas, além de três quelônios (animais da fauna silvestre). A madeira e os animais foram apreendidos em barcos que vinham da Estação Ecológica de Anavilhanas, localizada a 100 quilômetros de Manaus.

Segundo o chefe de fiscalização do Ibama no Amazonas, Adilson Coelho Cordeiro, o instituto tem feito operações para combater a extração ilegal de madeira na região de Anavilhanas.

Maior arquipélogo fluvial do mundo, a Estação Ecológica de Anavilhanas tem cerca de 400 ilhas e situa-se no rio Negro, próximo ao Parque Nacional do Jaú. Com área de 350.018 hectares, abrange os municípios de Manaus e Novo Airão, no Amazonas, e é administrada pelo Ibama.

Adilson Coelho disse que os crimes ambientais em áreas protegidas são comuns no estado do Amazonas e no restante do Brasil, mas ressaltou que o Ibama está atento, e os servidores estão conseguido coibir esse tipo de crime. Ele afirmou que a extração ilegal de madeira é um problema que existe praticamente no Brasil inteiro. - O nosso trabalho é justamente combatê-lo. E, durante todo o ano, o Ibama tem feito intensivas operações com este fim - completou.