ASSINE
search button

Brasileiro é contra voto obrigatório e apóia reeleição, diz estudo

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira conclui que 'o brasileiro gosta de política mas, no geral da população, não gosta de se envolver. Prefere conversar sobre política com colegas, amigos, mas participa pouco da política propriamente dita, embora esteja sempre de olho atento'.

Segundo o diretor de Operações da Confederação Nacional da Indústria, Marco Antônio Guarita, que explicou a pesquisa em entrevista coletiva, 'o brasileiro é empreendedor, gosta de participação na comunidade religiosa e demonstra estar preocupado com a educação dos filhos'.

Ele informou que a pesquisa aponta a maioria dos brasileiros contrária ao voto obrigatório e ao financiamento público de campanhas eleitorais. A maioria dos entrevistados também aprovou a fidelidade partidária e a reeleição. A maior resistência à obrigatoriedade do voto ocorre entre os que cursaram até o ensino médio: 59% são contra e 40% a favor.

Mas, a maioria dos que cursaram até a quarta série do ensino fundamental é favorável à obrigatoriedade - há rejeição nas demais faixas. As regiões onde a obrigatoriedade do voto é menos apoiada são o Sudeste e o Nordeste. Entre os eleitores ouvidos 56% iriam às urnas com o voto obrigatório ou não, contra 43% que responderam pela abstenção. Quanto à reeleição, a maioria dos brasileiros é a favor, especialmente na região Nordeste.

Entre outros temas, 'que exigiriam acompanhamento do conjunto da sociedade brasileira', de acordo com a pesquisa, foram incluídos nas perguntas o combate à corrupção, a segurança pública e a melhoria da qualidade de ensino. A corrupção foi o tema de maior preocupação em todas as faixas de escolaridade. Deram prioridade à segurança pública os que cursaram até a quarta série do ensino fundamental.

Nas faixa da população onde há formação de nível superior e médio, a melhoria na qualidade da educação está em segundo lugar como preocupação, depois do combate à corrupção.