ASSINE
search button

PFL adverte sobre tentativa de evitar julgamento de sanguessugas

Compartilhar

Agência JB

BRASÍLIA - O líder do PFL na Câmara, Rodrigo Maia (RJ), criticou o pedido de urgência para o Projeto de Resolução do deputado Paulo Magalhães (PFL-BA), que altera as regras para desarquivamento de proposições na Câmara no início de cada legislatura. De acordo com o projeto, a representação por falta de decoro parlamentar só poderá ser desarquivada se houver "fato novo". Na prática, essa proposta pode impossibilitar o julgamento dos parlamentares envolvidos na chamada máfia dos sanguessugas que ainda não tiverem sido julgados.

Hoje, a retomada do processo por quebra de decoro em outra legislatura depende apenas de decisão do presidente da Câmara ou da reapresentação da denúncia por algum partido político.

A urgência para essa proposta foi pedida pelo líder do PL, Luciano Castro (RR), e tem o apoio de outros cinco líderes: do PT, Henrique Fontana (RS); do PMDB, Wilson Santiago (PB); do PCdoB, Inácio Arruda (CE); do PP, Mário Negromonte (BA); e do PSC, Pastor Amarildo (TO).

Rodrigo Maia adverte que a concessão da urgência pode prejudicar a votação de matérias importantes porque essa mudança de regras é um tema muito polêmico. Ele argumenta que é preciso discutir mais esse assunto. - As leis não podem ter nomes, elas têm que atender o coletivo e não o individual - avalia Rodrigo Maia.