ASSINE
search button

Pires diz que brasileiro vai precisar de fé para viajar no Natal

Compartilhar

Agência JB

BRASÍILIA - Em reunião com o ministro Augusto Nardes, do TCU, o ministro Waldir Pires, da Defesa, negou que os problemas com o controle aéreo estejam superados e afirmou que, no período do Natal, para viajar, vai ser necessário ter muita fé e rezar um pouco para tudo dar certo".

Waldir Pires afirmou na reunião que a crise atual é conseqüência de deficiências administrativas e de gestão. Ele disse ainda que pretende recontratar nos próximos dias controladores aposentados, aumentando de 175 para 182 o número de profissionais que atuam no Centro Integrado de Tráfego Aéreo e Controle de Tráfego Aéreo-1 (Cindacta-1).

Nardes está fazendo um relatório para o TCU sobre o apagão aéreo e vai apresentar seu relatório ao plenário do TCU nessa terça. Para ele, a crise foi provocada não apenas por erro de gestão, mas também por sucessivos cortes no orçamento destinado ao setor. Em resposta a Pires, durante a reunião, ele pediu que a crise fosse resolvida com planejamento. A Aeronáutica acredita que só daqui a seis meses, quando for implantado o novo sistema com descentralização dos centros de controle, a situação será definitivamente resolvida.

Nessa segunda-feira, a Anac informou que 30,1%, dos 1222 vôos sofreram atraso de mais de uma hora. Das 0h às 17h, os aeroportos registraram 369 atrasos e 36 cancelamentos. São Paulo, novamente, liderou a estatística de atrasos: Guarulhos teve 52 e Congonhas 35 vôos atrasados.