ASSINE
search button

Diminuem os atrasos dos vôos nos aeroportos de São Paulo

Compartilhar

Agência Brasil

SÃO PAULO - Pelo terceiro dia consecutivo, os principais aeroportos de São Paulo, Congonhas, na zona Sul, e o Internacional de São Paulo, em Cumbica, município de Guarulhos, registraram atrasos de pousos e decolagens. Mas a situação é bem melhor do que nos dois últimos dias, quando esses terminais ficaram lotados de passageiros que não conseguiam embarcar ou de pessoas que tinham ido esperar por parentes ou amigos.

No Aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do país com média 620 operações diárias, o horário de funcionamento, novamente, foi ininterrupto. Em dias normais, abre às 6 horas e vai até às 23 horas.De acordo o último balanço oficial da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), em Congonhas, na manhã desta sexta-feira, os atrasos nos desembarques atingiram entre meia hora e três horas em 12 vôos. Já nas decolagens, de uma duas horas. Além do tempo mais longo na espera para embarcar ou desembarcar, os passageiros têm enfrentado transtornos com os desvios de bagagens. Durante a tarde de ontem, carrinhos cheios de malas se amontoavam do lado de fora do departamento que atende aos usuários.

O espaço foi pouco para guardar tantos pertences que chegaram antes dos donos ou que, eventualmente, possam ter chegado em destino diferente do aguardado. Dizendo-se mais tranqüila do que no dia anterior, a funcionária do escritório regional de Brasília do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Clarice Veras, conseguiu achar no local a sua bagagem. Ela a havia despachado, no aeroporto de Brasília, e só depois soube que o vôo, anteriormente, previsto para decolar às 18h40, da última terça-feira, havia sido cancelado. A companhia aérea TAM lhe deu a alternativa para o vôo das 9h20 de ontem que só saiu, na realidade, quase duas horas depois. Como não achei a minha mala na hora do aviso do cancelamento, esperava encontrá-la na esteira ao desembarcar,aqui, mas isso não aconteceu porque ela chegou antes , disse ao deixar o local.

Já no Aeroporto Internacional de Guarulhos, os atrasos da manhã desta quinta-feira, foram averiguados em dez decolagens. De acordo com o boletim divulgado pela Nacional de Aviação Civil (Anac), com base em dados repassados pela Infraero, os maiores problemas ocorreram com dois aviões da TAM. A aeronave que deveria decolado rumo à Recife (PE), à 1h15, não saiu no horário e outra que sairia para Campo Grande (MS), 1h30, teve o horário remarcado para às 10h00. Nas operações de pousos, foram registrados atrasos de cerca de meia em mais de 20 vôos. Segundo os dados oficiais, a pior situação foi com o avião da TAM que deveria ter chegado de Maceió às 4h40 e até às 9 horas não havia aterrissado.

Esta segunda crise no tráfego aéreo de todo o país , em pouco mais de um mês, teve início na última terça-feira em decorrência de problemas técnicos no Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), responsáveis pela segurança dos vôos nas regiões sudeste e centro-oeste. Houve uma ruptura na comunicação entre os controladores de vôo e os pilotos das aeronaves.