ASSINE
search button

Operação prende quadrilha envolvida com crimes na internet

Compartilhar

Agência JB

BELÉM - A Polícia Federal desencadeou na manhã desta quinta-feira a 'Operação Control+Alt+Del', no Pará, com o objetivo de combater os crimes cibernéticos. A PF está prendendo uma quadrilha envolvida com o roubo de senhas bancárias através da Internet.

Estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Goiás e São Paulo. Ao todo, 215 policiais federais participam da ação.

Os integrantes da quadrilha utilizavam a técnica de "Phishing" para roubar a senha de usuários de banco online. Eles enviam vários e-mails (spam) que simulam mensagens de órgãos federais e de bancos, induzindo os usuários a acessarem sites falsos, onde são capturados dados bancários como números de contas e senhas. Com as informações, são realizadas transferências de valores para conta de laranjas e pagamentos de contas diversas.

Os presos durante a operação serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude, formação de quadrilha, violação de sigilo bancário, interceptação telemática ilegal e lavagem de dinheiro.

Além desta ação, a PF atua em outras operações: em Rondônia, 160 policiais estão na região da fronteira com a Bolívia para prender uma quadrilha que cometia crimes contra o meio ambiente; em São Luís o alvo da 'Operação Sentença' é uma quadrilha de fraudadores e, em Goiás, a meta é atingir carvoarias que cometiam crimes ambientais.