ASSINE
search button

Pará cria reserva ambiental de 16 milhões de hectares

Compartilhar

EFE

BRASÍLIA - O Governo do Pará anunciou netsa segunda-feira a criação de uma reserva ambiental de aproximadamente 16 milhões de hectares, equivalente ao território de Suíça, Portugal e Dinamarca juntos. O governador do estado, Simão Jatene, afirmou que se trata da "maior reserva ambiental do planeta", formada por sete parques diferentes, constituindo um modelo de "preservação ambiental para o Brasil e o mundo". Jatene disse que será aplicado na região um programa de desenvolvimento sustentável.

Segundo o governador, nessa região será absolutamente proibido o desmatamento, mas serão permitidos desenvolvimentos agrícolas, sob uma estrita supervisão oficial e em um regime de concessões.

- Quem quiser produzir dentro da legalidade será bem-vindo - declarou Jatene ao assinar o decreto de criação da reserva.

Segundo Adalberto Veríssimo, porta-voz do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, a área protegida equivale a 59% do estado do Pará e, com a criação da reserva, o território total da Amazônia sob regimes de proteção sobe para 42%.

Veríssimo explicou que os programas de desenvolvimento sustentável a serem aplicados na nova reserva darão 'enormes possibilidades' à 'indústria do bem'.

Segundo ele, 'haverá também um impacto global, porque estaremos protegendo grandes blocos de floresta nativa, o que terá efeitos em toda a Amazônia e no resto do planeta'.

O porta-voz do Instituto explicou ainda que serão protegidas diversas espécies de aves, macacos, felinos e répteis considerados em vias de extinção.

Segundo os analistas, a zona delimitada é habitada por 61 espécies de anfíbios, cerca de 150 espécies de répteis, 195 espécies de mamíferos e outras 700 de aves, que representam quase a metade das espécies de fauna conhecidas na região amazônica.