ASSINE
search button

PF faz operação contra fraudes da Previdência em cinco Estados

Compartilhar

Agência JB

RIO - A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira a Operação Licomedes em cinco Estados: Minas Gerais, Amapá, Pará, São Paulo e Goiás. Serão cumpridos 33 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão. O objetivo é desbaratar uma quadrilha especializada em fraudar a Previdência. O prejuízo aos cofres públicos é superior a R$ 5 milhões em 60 benefícios irregulares.

A assessoria da PF informou que a operação é resultado de investigações promovidas pela Força Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Ministério da Previdência Social desde 2002.

Três servidores do INSS estão entre os presos, dois deles no Amapá e um no Pará. Eles são acusados de colocar informações falsas no sistema, para concessão de benefícios irregulares. Lavino Gonçalves foi preso em Minas. Ele era morador do bairro Aeroporto, na região da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a PF, ele estaria recebendo um benefício irregular da cidade de Macapá. A PF prevê que 50 pessoas sejam indiciadas.

Foram verificados benefícios concedidos a pessoas mortas anos antes do pedido de concessão, bem como a pessoas inexistentes, havendo inclusive, a inserção de vínculos empregatícios com empresas em inatividade, empresas estas que negaram conhecer qualquer serviço prestado pelos supostos interessados. Com informações do Portal Terra