ASSINE
search button

Ministro do Turismo destaca campanha contra a exploração sexual

Compartilhar

Agência Brasil

PORTO ALEGRE - O ministro do Turísmo, Walfrido dos Mares Guia, garantiu nesta sexta-feira que a América do Sul está prevenida contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no setor. Segundo ele, depois da implantação da campanha Brasil: Quem Ama Protege, lançada pelo governo federal em 2004, o número de acusações no país - pelo Disque Denúncia 100 - subiu de 3.774 para mais de 8 mil.

A campanha, acrescentou, já sensibilizou mais de 47 mil pessoas. E os profissionais do setor turístico estão orientados a identificar e reagir a essa prática criminosa. As famílias ficam temerosas e até envergonhadas de denúnciar, mas o que temos que fazer é ampliar a conscientização para, a partir daí, conseguirmos a mobilização, disse o ministro.

Mares Guia convocou a sociedade a se envolver com campanha: Achar que é ação somente da polícia e que não devemos nos meter está errado. Nós temos é que nos envolver.

Ao presidir a 2ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Turismo da América do Sul, durante o Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento, Mares Guia apresentou o vídeo da campanha de prevenção, produzido no Brasil com a participação de 12 crianças da América do Sul. Gravado em quatro idiomas - português, espanhol, inglês e holandês -, o material será divulgado em todos os países latino americanos.

O ministro também anunciou a adesão das empresas aéreas internacionais ao Programa Turismo Sustentável & Infância, com a exibição de vídeos da campanha em seus vôos. Antes do lançamento do projeto, disse, uma pesquisa do Unicef (fundo das Nações Unidas para a infância) constatou que 932 dos 5.561 municpipios brasileiros tinham evidências de algum tipo de exploração comercial de crianças e adolescentes.

Já na reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Turismo (Fornatur), realizado em paralelo ao Fórum Mundial, que será encerrado no próximo dia 2, Mares Guia ressaltou a importância do turismo para a geração de empregos e do papel dos parlamentares e secretários estaduais de turismo para a formulação de políticas voltadas ao fortalecimento do setor. Ele lembrou que as micro e pequenas empresas são maioria na área de turismo.