ASSINE
search button

Turismo sustentável e ecoturismo são os de maior demanda

Compartilhar

Agência JB

RIO - O secretário Nacional do Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Gilney Viana, disse nesta quinta-feira que o turismo sustentável, rural e comunitário, e o ecoturismo, são os setores de maior crescimento, tanto em oferta de serviços quanto em demanda.

A declaração foi dada durante o seminário Aliança Natural para o Turismo Consciente, no Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, em Porto Alegre. O secretário também anunciou que a Agenda Ambiental, desenvolvida pelos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, vai agregar sustentabilidade a todas as cadeias turísticas do país.

Viana ressaltou que nem sempre os governos e os agentes privados estão preparados para atender a demanda de turistas que querem visitar o mundo rural e afirmou que ambos os ministérios têm preocupações como o uso racional de energia do setor hoteleiro, o aproveitamento da mão-de-obra local, a preservação das comunidades do entorno e o ecossistema onde está inserida.

- Se alguém constrói uma pousada ou hotel, nós queremos que ela gaste menos energia e menos efluentes e que gere menos resíduo, além de usar a mão-de-obra local, respeitar as comunidades do entorno e o ecossistema onde está inserida - explicou Viana.

(Com informações da Agência Brasil)