ASSINE
search button

Açúcar: o perigo escondido onde você nem imagina

Compartilhar

Com certeza você já ouviu falar sobre os perigos do açúcar. Mas agora você vai ficar chocado com o que vou dizer… O açúcar não é uma coisa ruim! Nós, humanos, evoluímos comendo coisas doces. A presença desse sabor nos alimentos da natureza mostra que são seguros para comer. O grande problema é quando o açúcar é mudado de sua forma pura e processado em algo não natural. E isso a indústria açucareira faz há mais de 50 anos.

Na década de 1960, a Sugar Research Foundation (SRF) financiou sua própria pesquisa secreta sobre o efeito do açúcar processado em ratos e, antes que os resultados pudessem ser publicados, engavetaram o projeto. Eles descobriram que os açúcares processados poderiam elevar o nível de gorduras do sangue (triglicerídeos), que estão ligados a doenças cardíacas. Além disso, ficou evidente que estava ligado ao câncer, em especial o de bexiga.

Recentemente isso veio à tona, pois os resultados desta pesquisa foram encontrados por pesquisadores da Universidade da Califórnia. Agora, novos estudos publicados no jornal “BMJ Open Heart” apontam o açúcar processado como uma ameaça maior do que o sal quando se trata de pressão arterial e doença cardíaca. Também tem havido muitos estudos confirmando a relação entre câncer e açúcar processado.

Preventivamente, devemos evitar ao máximo esse açúcar industrializado. Mas o que você precisa saber é que, muitas vezes, ele ou está escondido nos alimentos, ou se apresenta numa forma que vai resultar nisso. Aqui não me refiro àquela colherzinha de açúcar em seu café. Falo de todos os alimentos e bebidas que facilmente se dividem em açúcar quando você os come. Está escondido no pão, macarrão, biscoito, nos grãos e na maioria dos alimentos processados, como ketchup, molhos para saladas e sopas enlatadas. Seu corpo não foi feito para lidar com esse açúcar não natural.

E é por causa disso que vivemos essa pandemia moderna, na qual o seu organismo é muito estimulado a produzir insulina. Assim, nos tornamos resistentes a ela e consequentemente vulneráveis a praticamente todas as doenças como obesidade, diabetes, doenças cardíacas, câncer, doença de Alzheimer, etc... Portanto, você precisa eliminar suas fontes diretas ou indiretas.

Procure consumir virtualmente zero deste agressor ou substitua por uma alternativa saudável, como a stevia. Trata-se de um produto natural que é entre 100 a 200 vezes mais doce do que o açúcar branco tradicional e não aumenta o seu nível de açúcar no sangue, tornando-se um substituto ideal.

Benefícios da stevia:

• Adoçante com ação zero-calórica indicado para diabéticos, pré-diabéticos e para quem deseja perder e manter o peso. Você pode desfrutar de “doces” sem carga de calorias e efeitos negativos do açúcar.

• Regula sua glicemia, promovendo também melhora da sensibilidade à insulina.

• Ação antioxidante, pela presença de ácido cafeico, flavonóides, kaempferol, quercetina, taninos e triterpenos.

• Inibe o crescimento bacteriano a nível bucal, evitando cáries e gengivites.

•Reduz a pressão arterial elevada, por relaxar os vasos sanguíneos.

Aproveite esse composto natural e diga adeus ao açúcar. Sua saúde só tem a ganhar!

*Médico e nutrólogo