ASSINE
search button

A crise no Legislativo e o risco para a democracia

Compartilhar

A notícia de que a Polícia Federal prendeu agentes da Polícia Legislativa, no Congresso, compromete ainda mais a imagem do Legislativo, num momento em que o parlamento anda tão desmoralizado.

O maior risco para uma democracia é o descrédito do Poder Legislativo. Um Congresso que não se faz respeitar pode desestabilizar o processo democrático, e as consequências poderiam ser terríveis, como o Jornal do Brasil já vem alertando.

Ninguém sabe que poder, nesse momento, poderia assumir o comando do Brasil, se as instituições não forem respeitadas. A debilidade do conceito moral do poder econômico e do poder legislativo, em função dos grandes crimes em que parte destes segmentos estão envolvidos, como no caso a Operação Zelotes, do mensalão e do petrolão, desestabiliza o poder, provoca uma descrença total e representa um risco para a democracia. 

E o maior prejudicado é sempre o mais desfavorecido.

Só faltaria agora a desmoralização também do Judiciário para aí, definitivamente, acontecer o descontrole total e um fim que não conhecemos as consequências. E aí se instala o processo de anomia num país com uma população de 200 milhões de habitantes, muito maior do que a de outras nações da América Latina. 

Quais as consequências de um caos nestas proporções num país deste tamanho?

O que esperam as autoridades brasileiras para agir?