ASSINE
search button

Crise na Odebrecht e Andrade Gutierrez foi antecipada pelo 'JB'

Compartilhar

Conforme o JB antecipou no dia 22 de junho, o Operação Lava Jato traz graves problemas para as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, não apenas pelas prisões de seus presidentes. O impacto das denúncias causam profundos prejuízos nas empresas. 

>> Veja aqui: Crise das grandes empreiteiras coloca obras da Olimpíada em 'xeque'

>> E ainda: Obras da Olimpíada ficam ameaçadas com novos capítulos da Lava Jato

No dia seguinte da a prisão de presidentes e executivos de ambas as empresas, a Moddy's colocou os ratings das duas empresas sob revisão. A situação dessas construtoras não é fácil nem simples de ser avaliada. 

Segundo Cláudio Frischtak, da Interb Consultoria, isso afeta principalmente a imagem dessas empresas com o mercado financeiro, dificultando a obtenção de capital de giro -- e empresas desse porte necessitam muito de crédito para capital de giro. A Odebrecht deve 90 bilhões de dólares, o que torna mais difícil rolar seu compromisso financeiro.

A Andrade Gutierrez e a Odebrecht têm participação nas obras da Linha 4 do metrô, do Porto Maravilha, do BRT Transolímpico, do VLT Carioca, da despoluição das Lagoas da Barra, da Vila dos Atletas, do Parque Olímpico da Barra e da Duplicação do Elevado do Joá.