ASSINE
search button

Petrobras quer bens de empreiteiras, como o 'JB' já defendia

Compartilhar

Para recuperar o que perdeu, a Petrobras pretende cobrar indenizações das empreiteiras envolvidas no esquema de desvios da Lava Jato. O objetivo seria evitar que a estatal tenha que se endividar mais para financiar o plano de exploração do pré-sal.

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, um grupo de trabalho envolvendo a Petrobras e a Advocacia Geral da União estuda um plano de ressarcimento que garanta caixa para a estatal.

A estratégia vem ao encontro do que o Jornal do Brasil já defendia em seus editoriais. 

"Não faltam instrumentos jurídicos, nem instituições legitimadas para buscarem judicialmente o ressarcimento do Tesouro. Ações Populares, que podem ser promovidas por qualquer cidadão, o Ministério Público, ou entidade de defesa da cidadania, como a OAB, por exemplo. A denunciação à lide dos roubadores já conhecidos e outros que ainda virão à tona para que assegurem a volta dos recursos aos cofres públicos", escreveu o JB em janeiro, no editorial A Petrobras é do povo. Quem deve ser punido são os verdadeiros ladrões.

E ainda prosseguiu: 

"Essa malta de bucaneiros tem suficiente patrimônio para devolver o que roubaram. É deles que os supostos lesados devem cobrar. E nós, povo, é que devemos e temos o direito, em defesa do que é nosso, de acionarmos essa quadrilha que nos rouba há tantos anos não só na Petrobras, como dizem os delatores, mas também em quase todas as obras onde o povo é o perdedor." 

Portanto, está correta a estratégia. Que os ladrões devolvam o que roubaram, e que a Petrobras - maior vítima deste escândalo - seja devidamente ressarcida para continuar a desempenhar o papel fundamental que tem no desenvolvimento do país.