ASSINE
search button

A trajetória de Moreira Franco

Compartilhar

Ex-ministro do Estado, ex-governador de Estado, ex-prefeito, o senhor Wellington Moreira Franco é um homem público que nos seus mandatos realizou inestimáveis obras e se notabilizou por sua habilidade política e sua capacidade de conciliar e construir amizades e ambientes propícios.

Construiu 1 milhão e 400 mil m2 em pátios, e 400 mil m2 em terminais, colocando a aviação civil brasileira no século XXI, enquanto esteve à frente da pasta. Também se destacou como ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Como governador do Estado do Rio, um dos principais projetos apresentados para a recuperação econômica foi a criação de um polo petroquímico em Itaguaí, com potencial para gerar 30 mil empregos. Com esse objetivo, logo nos primeiros dias da gestão de Moreira Franco foi criada a Companhia do Polo Petroquímico do Rio de Janeiro.  

As obras de saneamento na Baixada Fluminense foram as principais realizações de seu governo. Ao longo de sua gestão, foram inaugurados milhares de quilômetros de rede de água e esgoto e dragada uma grande extensão de rios e canais.

Por tudo isso, pela sua trajetória como homem público, não se pode acreditar que seu afastamento do ministério tenha tido qualquer outra razão senão a movimentação política. Até porque outros assuntos que atribuem à sua saída são tão graves que se constata que cada vez mais que se aborda isso de forma simplista, aproxima-se de um fim melancólico. Não o fim da Petrobras, mas o fim do próprio país.