ASSINE
search button

Eduardo Paes pavimenta seu caminho rumo à presidência da República

Compartilhar

O prefeito Eduardo Paes declarou, neste domingo (21), o apoio à candidatura do deputado federal Pedro Paulo (PMDB) para sua sucessão na prefeitura do Rio. "Vocês estão ao lado do futuro prefeito do Rio. Ele vai continuar esse trabalho. Aqui está a pessoa que, esse tempo todo, foi uma espécie de primeiro-ministro do meu governo", afirmou Paes.

Como se não bastasse, em entrevista ao Valor Econômico publicada nesta segunda-feira (22), Paes avisa que não vai se aposentar da política no fim do seu mandato e se coloca como "candidato natural" ao governo estadual em 2018. Defende ainda candidatura própria do PMDB à Presidência e cobra da presidente Dilma Rousseff iniciativa para reunificar o partido na base governista.

As declarações do prefeito deixam clara a sua intenção de afastar o PT das próximas eleições. Postura que foi bem diferente quando ele precisou de apoio para se eleger e se reeleger, quatro anos depois. Nestas ocasiões, o PT foi importante e oportuno. Para as eleições futuras, parece não ser mais.

Na verdade, Paes costura sua trajetória política com um objetivo bem maior do que o governo do Estado. O que ele realmente quer, como o JB antecipou em editorial publicado no dia 27 de março de 2012, é a presidência da República: "Permanecendo na prefeitura até 2016, com boa aprovação, [Eduardo Paes] sairia como um grande líder para se candidatar futuramente à presidência da República", escreveu o JB.

>> Veja aqui: Editorial - O cenário político e o futuro de Eduardo Paes

A precoce defesa de uma candidatura própria do PMDB à presidência da República já mostra quais são verdadeiras as intenções do prefeito.